Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter - módulo 2008
 

Período: 05 de abril a 31 de maio de 2008.
 

Realização: OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes.

Patrocínio:
ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo; FEPESP - Federação dos Professores do Estado de São Paulo; Movimento Nossa São Paulo; SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo.

Parceiros Realizadores:
ABI/SP – Associação Brasileira de Imprensa/Representação São Paulo; ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo; Cátedra UNESCO de Comunicação; CNU – Canal Universitário de São Paulo; FEPESP - Federação dos Professores do Estado de São Paulo; Ludo Filmes; Movimento Nossa São Paulo; SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo; TV Aberta/Canal Comunitário de São Paulo; TV Mackenzie; TV USP; WeDo Comunicação.

Parceiros Apoiadores:
Curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP; Departamento de Jornalismo PUC-SP; FAJORP – Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo; Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero; Fundação Padre Anchieta.

Coordenação Geral: Sérgio Gomes.

Coordenação Pedagógica: Pedro Ortiz; Rodrigo Savazoni.

Apoio Pedagógico: Ciro Pedroza; Marcelo Soares.

Secretaria Executiva: Célia Nascimento.

Coordenação de Documentação Audiovisual: Branca Regina Rosa; Gustavo Brandão; Victor Ferreira.

Coordenação Site Laboratório:
Aloisio Milani; André Deak, Paulo Fehlauer; Rodrigo Savazoni.

Apoio Técnico: Ana Luisa Zaniboni Gomes; Ana Luiza Decloedt; Christiane Peres; Cristina Cavalcanti; Eva da Silva; Fátima Moreira; Pedro Serrer.


Palestrantes: 

Coordenação do Repórter do Futuro
Jornalistas e professores
Quando participou: módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, 05/04/2008
Aula inaugural: Um panorama sobre o jornalismo 


Maurício Broinizi
Historiador
Quando participou: módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, 12/04/2008
Tema da aula: Questão urbana
Quem é: Formado em História pela Universidade de São Paulo (1986). Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é coordenador do Movimento Nossa São Paulo – organização criada em 2007 com o objetivo de promover iniciativas para recuperar valores do desenvolvimento sustentável, ética e democracia participativa.


Ladislau Dowbor
Economista
Quando participou: módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, 19/04/2008
Tema da aula: Economia
Quem é: Formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suíça; Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia (1976). Atualmente é professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de economia e administração. Continua com o trabalho de consultoria para diversas agencias das Nações Unidas, governos e municípios, bem como do Senac. Atua como Conselheiro na Fundação Abrinq, Instituto Polis, Transparência Brasil e outras instituições.

Frederico Bussinger
Engenheiro e Economista
Quando participou: módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, 26/04/2008
Tema da aula: Transporte
Quem é: Frederico Victor Moreira Bussinger é Engenheiro e Economista formado pela Universidade de São Paulo. Fez mestrado em Engenharia Elétrica, também pela USP, e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. É pós-graduado em Defesa da Concorrência pela FGV. Atualmente Bussinger ocupa o cargo de diretor presidente da Companhia Docas de São Sebastião, vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes. Ocupou os cargos de Secretário Municipal dos Transportes, diretor de gestão portuária da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e presidente da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM). Presidiu ainda o Conselho de Administração da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e também o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) por duas vezes.


José Luiz Del Roio
Radialista e político ítalo-brasileiro
Quando participou: módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, 01/05/2008
Tema da aula: Trabalho
Quem é: Del Roio é autor de uma obra pioneira sobre o processo de conscientização da classe trabalhadora, desde o massacre de Chicago – data que ficou marcada como o dia da luta dos trabalhadores pela redução da jornada de trabalho. Envolvido em política e movimentos sociais desde os 17 anos, Del Roio tornou-se membro do Partido Comunista Brasileiro nos anos 60 e, após o golpe de 1964, fundou, com Carlos Marighella, a Aliança Libertadora Nacional (ALN), abraçando a luta armada como forma de resistência à ditadura recém-instalada. Por causa da repressão, Del Roio exilou-se no Peru e no Chile. Transferiu-se para a Argélia e em 1975 foi a Moscou e retomou os contatos com o PCB e Luís Carlos Prestes. Del Roio foi também um dos responsáveis pela recuperação de importante parte do acervo documental do PCB, sendo criado em Milão o Archivio Storico del Movimento Operario Brasilliano, organizado por Del Roio — circunstância que fez com que ele se estabelecesse definitivamente na Itália. Hoje, Del Roio é senador na Itália.

Alfredo Manevy
Cineasta
Quando participou: módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, 10/05/2008
Tema da aula: Cultura
Quem é: Doutor em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo, e fundador da revista de crítica do audiovisual Sinopse, nos anos 90, é um dos mais destacados gestores culturais da atualidade. Atualmente é Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura.


Elie Ghanem
Professor doutor da USP
Quando participou: módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, 17/05/2008
Tema da aula: Educação
Quem é: Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e um dos fundadores da Organização Não-Governamental Ação Educativa. Atualmente, Ghanem trabalha como professor doutor na Faculdade de Educação da USP e atua principalmente nos seguintes temas: mudança educacional, qualidade da educação, gestão escolar e democracia. Foi ainda ilustrador da nascente OBORÉ, em 1979. 

Carlos Neder
Médico e vereador
Quando participou: módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, 31/05/2008
Tema da aula: Saúde
Quem é: Médico formado pela USP e mestre em saúde coletiva pela UNICAMP. Reassumiu o mandato de Vereador na Câmara Municipal de São Paulo em 17 de abril de 2007. Atua desde os anos 70 nos movimentos populares de saúde e foi Secretário Municipal de Saúde (1990-1992) no primeiro governo do PT em São Paulo (gestão Erundina). É autor da lei que institui o EDUCOM – Educomunicação, o Projeto Vida – Prevenção da Violência nas Escolas, do Banco do Povo, dos Conselhos Gestores do SUS e dos Parques Municipais, dos Agentes Comunitários, das CIPAs, da Saúde Auditiva, da Anemia Falciforme.

 
 
 » Indique essa página a um amigo
 
 
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online