24/09/2018

5º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos discute o Sistema Prisional Brasileiro

Henrique Apolinário, assessor da Conectas no programa Violência Institucional foi entrevistado pelos estudantes do 5º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, módulo do Projeto Repórter do Futuro, neste sábado 22, em conferência na sede da instituição em São Paulo. Apolinário substituiu a participação de Marcos Fuchs, indicado anteriormente para a entrevista.

O assessor da Conectas é atualmente o responsável pelas inspeções realizadas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, a pedido da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Entre os principais aspectos do sistema prisional brasileiro, Apolinário versou sobre judicialização, o elevado número de prisões - muitas delas sem julgamento -, desmilitarização da polícia entre outros.  

Para ele, o alto número de prisões no Brasil é uma forma de “o governo mostrar número”, principalmente em época eleitoral. “Ressocialização não dá voto”, afirmou. Ou seja, é uma forma de “mostrar serviço” à população, indicando um combate à violência.

De acordo com ele, porém, “o medo do cárcere não produz menos criminalidade”. Pelo contrário, as prisões se configuram como “um tipo de desumanização e violência”.

Este quadro é refletido inclusive na empregabilidade do ex-detento. Em relação às possibilidades de trabalho, o assessor da Conectas reforçou o quão estigmatizados os egressos saem do sistema. “O que nós temos hoje é que a passagem pelo sistema prisional, mesmo que por um período pequeno, atrapalha toda a vida [do egresso]”. Ter seu nome associado a uma ficha criminal dificulta que os indivíduos consigam empregos formais, por exemplo.

Na próxima semana, os repórteres do futuro irão entrevistar Caio Borges, Coordenador da Conectas em Desenvolvimento e Direitos Socioambientais. As atividades do curso vão até o dia 24 de novembro.

Confira a entrevista realizada pelos repórteres do Futuro:






Leia também: 

Sistema ONU e atuação da OEA são temas da conferência de imprensa do módulo Jornalismo e Direitos Humanos 

Reflexões sobre o jornalismo na atualidade são tema de aula no Repórter do Futuro

Programação

1/9, sábado | 9h às 14h | Jornalismo, hoje: reflexões e práticas

por Marcelo Soares, coordenador pedagógico do curso


15/9,