12/03/2015

Projeto Repórter do Futuro promove Encontro de Confraternização e Informação neste sábado, 14 de março.

O Encontro de Confraternização e Informação sobre as atividades de 2015 do Projeto Repórter do Futuro será neste sábado, 14 de março, das 10h às 12h, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – Rua Rego Freitas, 530, sobreloja. 

Dirigido a estudantes, recém-formados e demais interessados em conhecer a estrutura, o conceito e a programação preparada para este ano, o encontro contará com a presença dos coordenadores dos diversos módulos temáticos do Projeto. Ex alunos  também poderão participar. Não é necessário inscrição: é só chegar! 
 
Sobre o Projeto Repórter do Futuro
 
Oferecido a cada semestre para, no máximo, 25 alunos por turma, o Repórter do Futuro é uma das três frentes do Núcleo de Cursos da OBORÉ, ao lado de “Capacitação de Comunicadores” (voltado a comunicadores populares) e “Capacitação de Profissionais” (promovendo encontros e palestras para profissionais em geral). Os cursos são gratuitos e, para realizá-los, a OBORÉ faz parcerias com instituições que acreditam na importância desta proposta. Com as parceiras, é modulado o conteúdo do curso, com temáticas relevantes para a formação de profissionais da comunicação.
 
Nestes 20 anos, o Repórter do Futuro desenvolveu uma metodologia própria através de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas. Ao final, há sempre a proposta de produção jornalística (impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia), com foco na prática reflexiva de cada participante – e não simplesmente na aplicação de técnicas.
 
Para medir o empenho real de cada participante, o  projeto considera o critério da “Reembolsa”: os alunos se comprometem a pagar o curso ao se inscreverem, mas, se assistirem a todas as aulas, produzirem todas as matérias solicitadas e conseguirem publicar  ao menos uma delas, em qualquer veículo de comunicação que tenha um editor responsável, recebem o dinheiro de volta.
 
Importante destacar que a equipe de coordenação do projeto e os alunos que participam dos diferentes módulos se uniram no desenvolvimento e gerenciamento de um site-laboratório de internet concebido como um espaço jornalístico colaborativo e multimídia para reportagens produzidas ao longo dos diversos módulos do PRF.
 
Na última década, a média de inscrições nos cursos tem sido de 200 estudantes por módulo – disputando 25 vagas. Invariavelmente, as Reembolsas efetuadas superam 90%. 
 
Contando com o apoio das coordenações pedagógicas das principais universidades e faculdades de jornalismo da cidade de São Paulo, de organizações expressivas da sociedade civil, de profissionais de ponta do jornalismo e a participação de lideranças comunitárias, gestores públicos, autoridades e personalidades da vida social, o Repórter do Futuro vem se diversificando e oferecendo a estudantes das melhores Universidades e Faculdades de São Paulo oportunidades de complementação na sua formação humanística e profissional com a combinação de teoria e prática em uma atividade essencial ao exercício do jornalismo pleno: a reportagem. Em seus vinte anos de vida, contribuiu com a formação de cerca de 700 jovens, todos estudantes do 1º ao 4º anos de jornalismo.
 
Na última década, o Repórter do Futuro ofereceu vários módulos de cursos. "Descobrir-se São Paulo, Descobrir-se Rep