Segunda-feira, 26 de Junho de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  OBORÉ comemora 30 anos com a presença de mais de 200 amigos

  29/09/2008

Mais de duzentas pessoas compareceram à Cinemateca Brasileira no dia 14 de setembro para comemorar com a OBORÉ seus 30 anos. Músicos, jornalistas, historiadores, estudantes e muitos amigos desfrutaram de nove horas de programação especialmente montada para celebrar as três décadas de trabalho e luta pelo futuro.

A primeira atração do dia foi a exibição do filme ABC da Greve, de Leon Hirszman. O documentário, que narra o dia-a-dia dos 150 mil metalúrgicos que, comandados pelo então líder sindical Luiz Inácio da Silva, paralisaram fábricas e lutaram, em pleno AI-5, por melhores condições de vida no ABC paulista, contou com o apoio da recém criada OBORÉ para sua realização. (Leia a entrevista de Leon, concedida em 1979). O filme retrata a maior mobilização da história do movimento sindical e teve sua montagem e finalização proibidas pelo regime militar, podendo ser concluído apenas em 1990.

Essa é uma das histórias que cruzam de alguma forma com a trajetória da OBORÉ – empresa criada em 1978 como uma cooperativa de jornalistas e artistas que queriam colaborar com os movimentos sociais e de trabalhadores urbanos na montagem de seus departamentos de imprensa, produção de jornais e planejamento de comunicação.

Nesses 30 anos, passaram por aqui gente como o cartunista Laerte, o saudoso Henfil, o médico sanitarista David Capistrano e muitos outros médicos do trabalho, artistas gráficos, jornalistas, músicos, além de uma juventude cheia de vontade de fazer a diferença.
Após a exibição do filme, uma mesa de debate provoca as lembranças dos últimos 30 anos. O que se passou de 1978 até os dias de hoje? Convidados especiais como a psicanalista Maria Rita Khel, o analista político e ex-diretor da OBORÉ Editorial João Guilherme Vargas Netto, o secretário da Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil, e a historiadora Célia Camargo, do CEDEM/UNESP compartilharam com a platéia as emoções e histórias daqueles anos. 

Maria Rita Khel vivenciou os tempos da greve dos metalúrgicos e das lutas contra a ditadura e trouxe na sua fala um pouco da história e do sentimento que pairava nos ares do final da década de 1970. “Precisamos preservar a memória para entender quem somos. Ao tentar lembrar de 78 foram me voltando algumas sensações que estavam guardadas. Em 79, por exemplo, a gente experimentava uma euforia, uma alegria, uma sensação de esperança que era sinal de aquele tempo [período da ditadura] ia acabar. E esse era um sentimento coletivo”, disse no início da Mesa de Reflexão - Memória, Esperanças e Presságios: o Brasil de 78 para cá.


Coral Luther King e Camerata Jardim Harmônico, com regência do maestro Martinho Lutero, no Tributo a Pasolini - "Lasciatemi Morire". (Foto: Nivaldo Honorio)

Para encerrar as festividades, duas apresentações musicais. O concerto Queridos Amigos da OBORÉ apresentou o belo Tributo a Pasolini - "Lasciatemi Morire", com o Coral Luther King e Camerata Jardim Harmônico com regência do maestro Martinho Lutero. E um enlace musical, com roteiro e produção de Oswaldo Colibri, denominado A Alegria do Choro, com nomes como Ivan Vilela, Francisco Araújo, Paola Picherzky, Maurício Pereira, Quarteto Pererê, Matuto Moderno, Isaías e seus Chorões, Conjunto do Clube do Choro de São Paulo, Chico de Assis e Orlandinho, e Aquiles Reis, do MPB 4, e a surpresa de João Macacão. 

Leia mais:

Mural de recados: mensagens de alguns amigos da OBORÉ

Show de encerramento da festa da OBORÉ vira podcast

OBORÉ 30 anos: ouça aqui um resumo do que aconteceu no dia 14, na Cinemateca

Galeria de Fotos da festa dos 30 anos  

Manifesto 30+3, lançado em 31 de março de 2008

OBORÉ comemora 30 anos com muita música, debates e reencontros

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online