Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Comunicação Em Legítima Defesa da Vida
 

Em setembro de 1992, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG - desafiou a equipe da OBORÉ a criar um programa de rádio para distribuição junto às emissoras e aos sindicatos que já tinham seus próprios programas, em todo o Brasil. Para a CONTAG, a boa comunicação era a que possibilitava  costurar a capacidade de mobilização nacional  visando ao mesmo propósito, ou seja, o de unir diferentes grupos levando a mensagem regional a nível nacional e vice-versa. Começa, assim, o desafio da criação editorial e  início de construção de um sistema que se tornaria, anos depois, uma grande rede de rádios mantida e formada por programas coordenados inteiramente  por trabalhadores e trabalhadoras rurais, articulada e legitimada por seus sindicatos e federações.  

O programa A Voz da Contag  foi ao ar pela primeira vez no dia 1º de Maio de 1993.  Com produção e distribuição semanal, o conteúdo dos programas era montado para   auxiliar os radialistas e comunicadores nos seus comentários ao vivo, ou na programação jornalística da emissora. O Sistema CONTAG de Comunicação chegou a integrar 544 emissoras de rádio comerciais que veiculavam programas feitos do começo ao fim pelos trabalhadores rurais e mantidos pelos seus Sindicatos. Juntos, disparavam mensalmente mais de 600 horas de informações. A OBORÉ gerenciou este projeto durante onze anos, de 1992 a 2003. 

Comunicação para prevenir acidentes

Em  agosto de 1996, os programas de rádio passaram a transmitir regularmente mensagens de prevenção de acidentes na área rural,  fruto de acordo de cooperação entre a Confederação e a FUNDACENTRO / Ministério do Trabalho. Assim, todos os veículos e emissoras do Sistema CONTAG de Comunicação passaram a colaborar com a organização da 1ª etapa do Convênio Comunicação Em Legítima Defesa da Vida.

Foram realizados 8 Seminários de Comunicação , Segurança e Saúde dos Trabalhadores Rurais em Viamão, Fortaleza, Carpina, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e Campo Grande alcançando praticamente todas as Federações e os STRs com programas de rádio. Em 10 meses, foram capacitados mais de 700 pessoas, entre comunicadores e dirigentes sindicais. Vale aqui destacar que a CONTAG representa cerca de 25 milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais - agricultores familiares e assalariados. São 25 Federações estaduais filiadas (uma por estado do Brasil) e 3.623 Sindicatos de Trabalhadores Rurais atuando em nível municipal.

O convênio viabilizou ainda a produção de 30 spots sobre prevenção de acidentes na área rural que deram à CONTAG, à OBORÉ e à API (parceiros na produção e teatralização sonora dos spots com o primeiro time de radioatores brasileiros) o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos – 1997.

Instituído por entidades como Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comissão Executiva Nacional dos Movimentos de Anistia; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; ABI - Associação Brasileira de Imprensa – Seção São Paulo; OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo; Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e família Herzog, o prêmio foi criado para reverenciar a memória do jornalista Vladimir Herzog, preso, torturado e morto em 1975, durante o regime militar.

Leia mais:

 
 
 » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online