Sexta-feira, 19 de Abril de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Sessão Averroes de 26 de abril exibe o clássico italiano "A Classe Operária vai ao Paraíso"

  17/04/2010

Em homenagem ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril), a Cinemateca Brasileira apresenta na SESSÃO AVERROES do dia 26 de abril o longa A Classe Operária Vai ao Paraíso (Itália, 1971) obra prima de Elio Petri e um dos grandes clássicos do cinema político italiano.

Fruto da parceria com o Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ,  a SESSÃO AVERROES deste mês também conta com o apoio institucional da Fundacentro – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego e Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é colaborar com as reflexões sobre a sustentabilidade da sociedade, ponto de vista da população trabalhadora, o que inclui o direito à vida, à saúde e à integridade física e mental.

Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem anualmente no mundo 270 milhões de acidentes de trabalho, 160 milhões de casos de doenças ocupacionais e mais de um milhão e meio de mortes -  cerca de cinco mil por dia - devido a acidentes ou doenças relacionados com o trabalho. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. No Brasil, segundo o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho da Previdência Social, foram registrados em 2007 mais de 650 mil casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho - dados que referem-se apenas aos segurados do Seguro de Acidentes do Trabalho, menos de um terço da população total de trabalhadores. Apesar dos números trágicos e das repercussões desses eventos, as condições de trabalho geralmente são desconsideradas em qualquer discussão de sociedade sustentável ou de políticas de desenvolvimento econômico e tecnológico.

Participam da Mesa de Reflexão Leny Sato, professora titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP; João Guilherme Vargas Netto, analista político, ex-diretor da OBORÉ e consultor sindical de diversas entidades de trabalhadores em São Paulo e Artur Henrique, presidente nacional da CUT - Central Única dos Trabalhadores. A mediação é da médica Maria Maeno, pesquisadora da Fundacentro. 

O título da Sessão alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126 - à época uma das mais cultas metrópoles muçulmanas – e reconhecido como um dos pais da Medicina. Foi o principal intérprete da obra de Aristóteles, o que influenciou toda a filosofia muçulmana, judaica e cristã da Idade Média.

Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES tem o objetivo de refletir, examinar e debater a condição humana,  a vida e sua terminalidade. É aberta ao público e acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. 

São apoiadores a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos. As sessões são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro. 

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online