Segunda-feira, 23 de Maio de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Encontro de Avaliação e Perspectivas do módulo Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter do Projeto Repórter do Futuro
Leandro Melito, com foto de Mauro Bellesa
  10/08/2010

No próximo sábado, 14 de agosto, será realizado no Auditório Alberto Carvalho da Silva do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), das 9h às 12h, o Encontro de Avaliação, Resultados e Perspectivas do módulo Descobrir a Amazônia , Descobrir-se Repórter do Projeto Repórter do Futuro e das quatro Viagens de Estudos e Reportagens à Amazônia, realizadas em parceria com o Exército Brasileiro e apoio da FAB.

O encontro tem por objetivo a troca de ideias e formulações de propostas, por meio de um balanço geral das atividades dos módulos realizadas entre 2007 e 2010, que contaram com a participação de cerca de 100 estudantes de comunicação, dos quais 46 realizaram as viagens. Além dos estudantes e militares, reuniremos observadores, coordenadores, professores, especialistas, estadistas e representantes das entidades realizadoras e apoiadoras. 

“O encontro é um momento ótimo para fazer a avaliação dos quatro anos de experiência e traçar perspectivas. É importante para analisar o que foi feito e apontar melhorias para o aperfeiçoamento do módulo”, informa Pedro Ortiz, coordenador pedagógico do curso.

Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter é o mais jovem módulo do Projeto Repórter do Futuro, que desenvolve atividades de complementação universitária voltadas à prática reflexiva do jornalismo desde 1994. A primeira Viagem de Estudos e Reportagens à Amazônia foi realizada com participantes do módulo Direitos dos Povos Indígenas, em parceria com o CIMI (Conselho Indigenista Missionário) em 2007. 

A partir de 2009, começa a parceria com o IEA-USP, que, segundo Ortiz, foi a consolidação do módulo com uma estrutura de conferências de imprensa seguidas de entrevistas coletivas, realizadas aos sábados com importantes especialistas em geografia, arqueologia, economia, biologia, antropologia, física e ambientalismo. “O projeto está crescendo. Há grande interesse  dos estudantes de comunicação, não apenas de São Paulo, mas também de outros estados”.

Esse trabalho, o primeiro realizado formalmente com estudantes da graduação, é importante para o IEA e os conferencistas tem mostrado grande interesse na atividade, avalia Mauro Bellesa, diretor de comunicação. “É uma oportunidade de retomar certos temas ligados à região. As entrevistas coletivas provocam o surgimento de questões que não são tratadas costumeiramente, como a atuação do Exército nas regiões de fronteira”.

O IEA-USP  fica na Rua da Reitoria nº 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. Veja como chegar: http://www.iea.usp.br/iea/mapa.html

Programação

9h00 - Mesa Solene de Abertura

10h00 - Apresentação dos documentários produzidos pelo CCOMSEx e pelos professores /     estudantes do PR do Futuro

11h00 - Palavra aberta aos participantes

12h00 - Encerramento / Relação de sugestões para o futuro

12h30 - Almoço de Confraternização

Entidades realizadoras e apoiadoras

Agência Sindical / Programa Câmera Aberta; ABI - Associação Brasileira de Imprensa; ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo; Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento; Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Centro de Comunicação Social da Aeronáutica; Centro de Comunicação Social do Exército; Curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero; Curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo; Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP; Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP; FEPESP - Federação dos Professores do Estado de São Paulo; FLI Multimídia / Casa da Cultura Digital; Instituto de Estudos Avançados da USP; IPFD - Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais; ISA - Instituto Socioambiental; Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social; Ludo Filmes; Matilha Cultural; OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes; Portal e Revista Imprensa; Premier Hospital / Grupo MAIS - Modelo de Atenção Integral à Saúde; Reitoria da USP; Revista Fórum; SINPRO/SP - Sindicato dos Professores de São Paulo; TV Aberta / Canal Comunitário de São Paulo; TV Assembléia - SP; TV Brasil - Canal Integración; TV Cultura / Fundação Padre Anchieta; TV Mackenzie; TV USP / Canal Universitário de São Paulo; WeDo Comunicação.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online