Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Programação da Semana do Povo Palestino
Giulia Afiune
  02/12/2010

Anualmente, o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, celebrado em 29 de novembro, motiva a realização de eventos que discutam a atual situação do povo palestino. Este ano, no Brasil, organizações da sociedade civil ao lado da comunidade árabe-palestina realizaram palestras, debates, sessões de cinema e atos políticos.

  Em São Paulo, o Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), a OBORÉ e a Matilha Cultural promovem a Semana do Povo Palestino, com cinema e debate. Entre os dias 3 e 5 de dezembro, na Matilha, serão exibidos os documentários Ponto de Encontro e Nós e os Outros, ambos sobre a defesa dos direitos do povo palestino. Às 19h do sábado, dia 4, haverá um debate depois dos filmes com a jornalista Soraya Misleh, do Movimento Palestina para Tod@as e com o dirigente da Central Sindical e Popular-Conlutas,  Dirceu Travesso.
 

 O Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino foi instituído em 1977 pela ONU, devido ao simbolismo da data. Em 29 de novembro de 1947, a Assembléia Geral da ONU determinou que o território da Palestina histórica fosse dividido em dois Estados, um judeu e um árabe. Contudo, apenas uma parte do acordo foi cumprida: a implementação do Estado de Israel, em 15 de maio de 1948. Desde então, o povo palestino vêm sofrendo violações aos seus direitos, como a autodeterminação, moradia, saúde e educação. De acordo com a ONU, a data “promove uma oportunidade para que a comunidade internacional foque sua atenção no fato de que a Questão Palestina ainda não foi resolvida e que o povo Palestino ainda deve ter seus direitos inalienáveis assegurados, como foi determinado pela Assembleia Geral”. Os eventos culturais que se formam em torno do dia 29 de novembro podem contribuir para elucidar as reais dimensões da questão palestina no mundo atual e estimular a criação de ações concretas para solucioná-la.

 

 PROGRAMAÇÂO

Sexta, 3 de dezembro
20h - Nós e os outros
21h15 - Ponto de encontro

Sábado, 4 de dezembro
16h - Nós e os outros
17h15 - Ponto de encontro
19h - Debate
21h - Ponto de encontro

Domingo, 5 de dezembro
18h - Nós e os outros
19h15 - Ponto de encontro


CINEMA

Ponto de encontro
(Encounter Point)

Direção: Júlia Bacha e Ronit Avni
Documentário, 85 min, 2008.

Uma co-produção entre palestinos, israelenses, norteamericanos e sul-americanos. Mostra os depoimentos de palestinos e israelenses que superam as barreiras e os estereótipos para atuar pelo diálogo. São grupos organizados que estão na vanguarda do movimento que procura estabelecer um ponto de encontro e de coexistência em meio às perdas geradas pelo conflito armado entre os dois povos. Mesmo encontrando oposição, eles sabem que seus passos são justos e não desistem da luta pela paz.

Nós e os outros
(Selves and Others, A Portrait of Edward Said)

Direção: Emmanuele Hamon
Documentário, 54 min, 2003.

Edward Said é conhecido como um dos maiores intelectuais contemporâneos, professor da Columbia University, autor de “Orientalismo” e outras obras. Grande defensor dos direitos do Povo Palestino. O documentário foi gravado por algumas semanas com Said e sua família, um pouco antes da sua morte em 2003. O resultado é um filme sensível, contundente e profundo sobre Said, sua obra, sua identidade cultural e as principais reflexões que predominaram durante a sua vida e o seu trabalho intelectual.

DEBATE

Soraya Misleh, jornalista, membro da Ciranda Internacional da Informação Independente, do Movimento Palestina para Tod@s e diretora de imprensa e divulgação do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe). Participou do Fórum Mundial de Educação que aconteceu em outubro na Palestina.

Dirceu Travesso, dirigente da Central Sindical e Popular-Conlutas, participou do Fórum Mundial de Educação.

Coordenação: Francisco Miraglia, professor titular da Faculdade de Matemática da Universidade de São Paulo, vice-presidente regional do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior e co-coordenador do Núcleo de Estudos Edward Said do ICArabe.


LOCAL

Espaço Matilha Cultural 
R. Rego Freitas 542 - São Paulo - Brasil 
CEP:01220-010 
fone: +55 11 3256.2636 
contato@matilhacultural.com.br



Para Saber Mais:

Movimento Palestina para Tod@s - www.palestinalivre.org/

Portal Viva Palestina - www.vivapalestina.com.br/

ICArabe - www.icarabe.org/

Matilha Cultural - www.matilhacultural.com.br/ 

Ciranda da Informação Independentewww.ciranda.net

ONU: Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino - http://www.un.org/en/events/palestinianday/background.shtml

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online