Quarta-feira, 01 de Outubro de 2014 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  São Paulo recebe a 17ª Mostra Internacional de Ciência na TV

  05/10/2011

  
Entre os dias 18 e 23 de outubro, São Paulo sediará mais uma vez a Mostra Internacional de Ciência na TV – VerCiência, que promove a disseminação do conhecimento e cultura científica, a partir da exibição de produções de TV nacionais e internacionais. A Mostra tem o patrocínio da Petrobras e Honda, por meio da Lei do Mecenato, e o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Com curadoria de José Renato Monteiro, Sergio Castanheira Brandão e Maria Isabel Landim, a VerCiência seleciona programas de formatos diversos, entre documentários, docudramas e reportagens, voltados aos públicos adulto e juvenil, que se destacam por apresentar temas da ciência e tecnologia de forma atrativa, ‘leve’, compreensível e informativa. Além da exibição dos programas, palestras e cerimônia de homenagem compõem a mostra. Neste ano a TV pública japonesa NHK será homenageada pela contribuição internacional à disseminação do conhecimento e da cultura científica pela televisão.
 
Durante o evento, que integra o calendário oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 (semanact.mct.gov.br), 80 programas de dez diferentes países (Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França e Itália) serão exibidos gratuitamente no Museu Biológico do Instituto Butantan, Estação Ciência da USP, Museu de Ciências da USP, Catavento Cultural Educacional e Biblioteca Mário Schenberg.

A curadora São Paulo da Mostra Isabel Landim (professora do Museu de Zoologia da USP) ressalta as novidades para 2011. Na Estação Ciência da USP os programas serão oferecidos segundo a escolha do público: ou seja, os grupos que visitarem o local poderão escolher os programas que desejam assistir em esquema de revezamento. “O Museu de Zoologia da USP (fechado para reformas em 2011) em parceria com o SESC-Ipiranga oferecerá a oportunidade do público de São Paulo desfrutar da VerCiência  fora do calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na semana do Dia Internacional da Ciência (de 8 a 13 de novembro)”, informa. Além de São Paulo, a Mostra também será exibida simultaneamente no Rio de Janeiro, em Brasília e em instituições de outras cidades, cadastradas no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Este ano, os programas selecionados foram agrupados em seis grandes temas das ciências: Mudanças Climáticas; Desastres Naturais e Prevenção de Riscos, Ano Internacional da Química, Mulheres na Ciência, Evolução e Biodiversidade e Aventura da Ciência. Maria Isabel Landim explica que os dois últimos temas são ‘cativos’ e compõe a mostra desde a sua primeira edição. “Os outros têm motivações. Mulheres na Ciência, por exemplo, foi uma homenagem à polaca Marrie Curie (1867 – 1934) uma das grandes cientistas do século, que ganhou Prêmio Nobel de Física em 1903 e de Química em 1911”, conta. Mudanças Climáticas e Desastres Nacionais e Prevenção de Riscos são os temas principais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
 
A Homenagem Especial ds VerCiência 2011

A NHK (Japan Broadcasting Corporation), emissora pública de rádio e TV do Japão, que iniciou as transmissões via rádio em 1925, será a homenageada da VerCiência 2011. Para receber o tributo, a NHK enviará a São Paulo seu diretor do Departamento de Programas de Ciência, Toshihiro Matsumoto. O curador internacional da VerCiência, Sergio Brandão, lembra que assim como a BBC (Reino Unido), a NHK tem em seu histórico de produções, o compromisso constante com a qualidade técnica, a inovação e a apresentação de temas instigantes e fundamentais para os telespectadores de todo o mundo.
 
A NHK aporta no Brasil pela VerCiência com 11 programas, entre eles Fukushima, Enfrentando o Perigo para Mapear a Radiação, .um documentário que relata, de forma inédita, os bastidores do desastre nuclear de Fukushima, decorrente do terremoto e tsunami que atingiram a costa japonesa no início do ano”, diz o curador. A primeira exibição do programa fora do Japão será no dia 18, terça-feira, às 17h na ECA-USP após a palestra de Toshihiro Matsumoto (ver abaixo).
 
Sergio Brandão também chama a atenção para outro título da NHK selecionado para a exibição na mostra, o Segredo dos Números Primos (The Secrets of Prime Numbers). Os números primos (somente divisíveis por 1 e por eles mesmos) frequentemente usados em códigos secretos e de segurança, desafiam os matemáticos há séculos. “É um dos maiores problemas não resolvidos da matemática e a NHK abordou-os, de forma atrativa, encorajando o espectador a pensar sobre eles”, diz.  Esse programa foi o grande vencedor do Premio Japão 2010.
 
Toshihiro Matsumoto é o palestrante convidado da VerCiência 2011. No dia 18 de outubro, às 15h, no auditório B da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA),
o diretor conta a experiência da emissora japonesa na realização de programas de Ciência. A palestra é aberta ao público e terá tradução simultânea.
 
Produções internacionais

Das outras emissoras estrangeiras, também são destaques da mostra os documentários Dentro do Corpo Humano: Do Início ao Fim (BBC), apresentado pelo médico e jornalista Michael Mosley, que mostra como a existência é uma luta constante e como o corpo humano realiza pequenos e incontáveis milagres para manter-se vivo; Os Oceanos Estão Morrendo? (BBC), conduzido pelo mais respeitado apresentador de programas de ciência da TV mundial, Sir David Attenborough, que aborda as causas e consequências da destruição dos ecossistemas marinhos; e Quão inteligentes são os Animais? (WBGH), da sérieNOVA, Ciencia Já.

Produções brasileiras

Sobre o repertório de produções brasileiras, o curador nacional da Mostra, José Renato Monteiro, destaca a edição do Cidades e Soluções (Globonews) sobre Mudanças Climáticas; Aventura Selvagem – Pantanal na Seca (SBT) e o Espaço Aberto Gênios, sobre os ‘Superbebês’ (Globonews). Monteiro ressalta que embora as produções brasileiras careçam de investimentos para se equiparar às de países líderes, têm-se buscado a sua ‘receita’ de trabalho. “O Brasil não mede esforços para compor produtos mais palatáveis. Apresentadores engajados como o André Trigueiro, do Cidades e Soluções, e Paula Saldanha, do Expedições, aproximam o telespectador do tema, convidando-o a descobrir juntos os segredos da ciência”, diz.   

Há 17 anos, a Mostra Ver Ciência já levou para diversas cidades brasileiras mais de mil produções de emissoras de TV de todo o mundo e mostrou que é possível promover o consumo de informações científicas como entretenimento cultural de qualidade. Os curadores ressaltam que a Mostra atende à expectativa comum aos produtores de conteúdo científico, “que tem de se reinventar constantemente, buscar novos estilos, formatos e linguagens, para realizar produtos atrativos a um sem número de pessoas”, concluem os curadores.
 
Locais de exibição e Programação

Outubro:
Museu Biológico do Instituto Butantan, Estação Ciência da USP, Museu de Cências da USP, Catavento Cultural Educacional e Biblioteca Mário Schenberg.

Novembro:
SESC-Ipiranga
A programação de cada instituição (com horários, títulos e sinopses dos programas) está disponível na página de cada instituição na seção Mostras/SãoPaulo do site www.verciencia.com.br

Serviço

Ver Ciência 2011/17ª Mostra Internacional de Ciência na TV
Curadoria Internacional: Sergio Castanheira Brandão
sergio@verciencia.com.br
(21) 7834-1766
 
Curadoria Nacional: José Renato Monteiro
jrenato@verciencia.com.br
(21) 9416-1505
 

Curadoria São Paulo: Maria Isabel Landim
isabel@verciencia.com.br
(11) 8112-0031

Quando:  de 19 a 24 de outubro
Entrada: gratuita
Classificação: 14 anos
Mais informações:
www.verciencia.com.br

Locais:

Catavento Cultural e Educacional
Endereço: Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Local: Auditório

Estação Ciência da USP
Endereço: R. Guaicurus, 1394 -  Lapa - São Paulo/SP
Local: Auditório

Museu de Ciências da USP
Endereço: Av. Miguel Stéfano, 4200, Prédio 7, Água Funda

Museu Biológico do Instituto Butantan
Endereço: Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã - São Paulo/SP
Local: Auditório

Biblioteca Mário Schenberg
Endereço: Rua Cutão, 611 - Lapa

ECA-USP
Palestra do Diretor do Departamento de Ciência da NHK
Pré-estreia do documentário sobre o acidente de Fukushima
Local: Auditório

SESC-Ipiranga /MZUSP
Local: Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | 3214.3766 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online