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  No penúltimo encontro do módulo sobre a cidade, estudantes têm aula sobre Transportes e fazem Picnic no alto do Copan
Texto: Giulia Afiune Foto: Nivaldo Silva
  02/04/2012

Após nova coletiva com Fred Bussinger, em que ele abordou a possibilidade de construção de um anel hidroviário na cidade e os problemas da administração pública, na manhã de sábado, 31 de março, os estudantes seguiram para o terraço do Edifício Copan, onde realizaram um “picnic nas alturas”. A confraternização em um local emblemático da cidade marcou a etapa final do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter.

Os estudantes do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter tiveram a oportunidade de entrevistar novamente o primeiro conferencista do módulo, Fred Bussinger em aula bônus sobre Transporte e Mobilidade, ocorrida no último sábado, 31, na Redação Escola da OBORÉ. Bussinger foi Secretário Municipal de Transportes de São Paulo e Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, além de Presidente da SPTRANS, CPTM e Diretor do METRÔ/SP. É membro dos Conselhos de Administração da CET, SPTRANS, CODESA (Porto de Vitória) e integra o Conselho de Administração da EMPLASA – Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano.


Bussinger explicou o plano para implementação de um anel hidroviário em São Paulo , a partir da ligação entre os rios Tietê e Pinheiros e as represas Billings e Taiaçupeba, feita por canais em um total de 25 a 30 km. “O governo pode exigir que o lixo, o entulho, a água de reuso e o lodo, que normalmente são levados por caminhões, sejam transportados por embarcações pelo rio. Isso faria com que menos”. Para ele, o hidroanel pode melhorar o trânsito, pois diminuiria o número de caminhões em circulação, disponibilizando mais espaço para o transporte público. Apesar das vantagens, o hidroanel ainda não tem projeto, orçamento e prazos definidos para sua implementação.


Segundo Bussinger, um dos entraves para o plano é a legislação ambiental, que impede as construções nas margens de rios. “Você precisaria construir portos e pontos de coleta para o lixo, mas não pode. Como ele vai se tornar navegável se não dá pra chegar lá?”, criticou. O engenheiro apontou as dificuldades no caminho entre conceber um projeto e realizá-lo, incluindo a burocracia e a falta de articulação entre os diferentes órgãos do poder público. Além disso, “tem um conflito seriíssimo entre planejamento e marketing. Você tem que pensar na integração das propostas com outros fatores da cidade, não em projetinhos que dêem brilho rapidamente” ponderou Bussinger.


Para ele, é errado cobrar os Secretários por resultados imediatos, uma vez que “não existem soluções rápidas para os problemas de trânsito”. Bussinger defendeu que, em vez de leis e
determinações impostas pelo poder público, os projetos fossem desenvolvidos a partir de pactos estabelecidos entre sociedade e poder público. “No pacto, as partes acordam entre si. Você constrói a partir de um plano participativo”, explicou ele. Para ele, o exemplo a ser seguido é o White Paper europeu, que define metas concretas que cada país deverá atingir da maneira que for mais adequada para si. “O problema aqui é que temos ideias e enunciados consensuados, como a prioridade ao transporte público e a diversificação da matriz de transportes, mas nas ações esses princípios não são respeitados”, considerou o engenheiro.

Bicicletas e Motos


Bussinger destacou o aspecto psicossocial relacionado ao grande número de acidentes com ciclistas e motoqueiros. “Existe uma hipocrisia dos ciclistas e motoqueiros que só querem que a preferência seja respeitada quando eles estão na rua. Já vi ciclistas dirigindo carros que não respeitam os pedestres”. Ele argumentou que o espaço viário é finito e enquanto for mais barato comprar motos e bicicletas, o problema permanecerá sem esperança.


Picnic no Copan


Após a aula bônus, os estudantes seguiram para o terraço do Edifício Copan, onde realizaram um “picnic nas alturas”. Encantados com a vista do topo do prédio, os alunos se divertiram procurando locais conhecidos, como a Av. Paulista e o próprio prédio da OBORÉ. A confraternização em um local emblemático da cidade marcou a etapa final do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter.


Agora, a partir de todo conteúdo explorado no curso, os estudantes deverão produzir uma reportagem sobre um dos temas abordados. A matéria deve ser publicada em um veículo jornalístico profissional até o dia 10 de abril.


No dia 14, o encerramento formal do módulo terá a participação do Professor Chaparro e do Presidente da EBC/TV Brasil, Nelson Breve Dias.


Estudantes, coordenadores pedagógicos e convidados em confraternização no alto do Edifício Copan

SAIBA MAIS

A 5ª edição do módulo sobre a cidade, teve início dia 17/12/2011 e contou com a presença do professor Carlos Chaparro, livre docente da ECA/USP.
 No sábado, dia 21, o tema Transporte e Mobilidade foi apresentado pelo engenheiro Frederico Bussinger. No dia 28, o tema Habitação foi apresentado pelo arquiteto e urbanista Ciro Pirondi, diretor da Escola da Cidade. No dia 11 de fevereiro, foi a vez de discutir Trabalho e Renda com o analista político e assessor sindical João Guilherme Vargas Netto. No dia 25 de fevereiro, o tema foi Saúde com a presença de Gonzalo Vecina Neto, ex-diretor da Anvisa, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e atual diretor-superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês. No dia 3 de março, Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo, falou com os estudantes sobre Desenvolvimento Sustentável. O ex-Subsecretário Nacional de Segurança Pública, Guaracy Mingardi, abordou a Violência e a Segurança Pública no dia 10 de março. A penúltima conferência do módulo contou com a presença de José Valverde, coordenador técnico das leis que criaram as Políticas Estadual e Nacional dos Resíduos Sólidos discutindo o tema Lixo e Meio Ambiente. A última entrevista coletiva foi sobre Educação com o professor da PUC e da Metodista, José Salvador Faro.


Acompanhe a cobertura completa do módulo no site-laboratório do Projeto Re
pórter do Futuro
 
 
 
 
   
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