Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Encontro de Seleção: sábado, 4, 8h30, na Matilha Cultural

  03/08/2012

Estudantes universitários (da graduação) de todo o Brasil, tiveram a oportunidade de participar do XI Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, que acontecerá em São Paulo nas manhãs de 6 sábados: 4, 18, 25 de agosto; 1º, 15 e 29 de setembro .
 
Os interessados inscreveram-se até às 23h 59min de 2 de agosto ( quinta-feira) clicando aqui  e agora comparecerão ao 
Encontro de Confraternização e Seleção no dia 4 de agosto, sábado, às 8h30, na Matilha Cultural: Rua Rego Freitas, 542, Vila Buarque ( próximo à Igreja da Consolação / Praça Roosevelt, 250 metros da Estação República do Metrô ). 

Juristas, militares, policiais, jornalistas e especialistas em Relações Internacionais ministrarão conferências de imprensa e concederão entrevistas coletivas sobre as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência. Também abordarão o trabalho da imprensa nestes contextos. Além disso, será apresentado o perfil da ação humanitária do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em cerca de 80 países. 

O  Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações do Conflito Armado e Outras Situações de Violência é realizado, uma vez por ano, desde 2002, no âmbito do Projeto Repórter do Futuro. Dirigido atualmente pelos jornalistas Sandra Lefcovich e João Paulo Charleaux ( Coordenador Pedagógico ), oferece 20 vagas exclusivamente a estudantes universitários da graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo.


O Encontro de Seleção e Confraternização contará com a presença de Felipe Donoso, chefe da delegação regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai . 

Promovido pelo CICV em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o curso conta com o apoio do SINPRO-SP - Sindicato dos Professores de São Paulo , Câmara Municipal de São Paulo,  Cátedra UNESCO de Comunicação,  Matilha Cultural , Hospital Premier / MAIS - Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos / Nivaldo Silva, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo : USP, PUC-SP, Mackenzie, Metodista-SP, Cásper Líbero e ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. As revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Piauí, Samuel e o Blog " Xis da Questão " do Professor Chaparro - Midia , Jornalismo e Atualidade também emprestam seu prestígio a esta iniciativa e colaboram de diversas formas para o seu êxito.


Método de seleção

Dia 4, será aplicado um Teste após a sessão de esclarecimento de dúvidas dos presentes com a coordenação do Projeto Repórter do Futuro e da palestra de Felipe Donoso sobre o Direito Internacional Humanitário e as principais atividades do CICV em todo o mundo.

Nada de " pegadinhas ".

Os indicadores de seleção baseiam-se no interesse pelo tema, experiência pessoal, profissional ou acadêmica, clareza na exposição de ideias e motivação.


As respostas ao questionário serão xerocadas (sem identificação do estudante - nome e faculdade ) e entregues a cinco membros da banca examinadora – composta por representantes   das instituições promotoras.

Os questionários serão identificados apenas por números, garantindo-se absoluta isenção no processo de escolha. Os cinco da Banca trabalham isolamente ( não há contato entre eles ) e cada um escolhe os " seus 20 ". Do cruzamento dessas listas, sai a relação dos selecionados que será divulgada dia 13 de agosto, segunda-feira, pelo www.obore.com e www.reporterdofuturo.com.br

Reembolsa

Como nos demais cursos modulados do Projeto Repórter do Futuro , irá vigorar o princípio da Reembolsa. Isso significa que o estudante aprovado confirma sua matrícula , dias 14 ou 15, no Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ, entregando um cheque caução no valor de um salário mínimo, pós-datado para 29 de setembro: dia da avaliação e entrega dos Certificados.

Observação : 
Na hipótese de desistências, serão chamados os primeiros da Lista de Espera para que façam suas matrículas nos dias 16 e 17.

O cheque, evidentemente,  não será depositado. Será, sim, devolvido ao aluno que queira celebrar um Pacto de Reembolsa com a OBORÉ , ou seja, que se disponha a cumprir  quatro condições relacionadas a seguir:

1 – Comparecer, pontualmente, ao Encontro de Seleção, a todas as Conferências de Imprensa/Entrevistas Coletivas do curso e ao dia de avaliação.

2 – Produzir um texto sobre cada uma das Conferências/Entrevistas e enviá-lo à Coordenação Pedagógica, via email – reporterdofuturo@obore.com, até o meio-dia da terça-feira seguinte.

3 – Comparecer  ao menos a um atendimento individual com a Coordenação Pedagógica para análise dos textos produzidos ao longo do curso.

4 – Publicar , até 27 de setembro, ao menos uma matéria relacionada ao tema do módulo, em qualquer veículo de comunicação que tenha editor responsável. 

Programação:


4 de agosto  

Encontro de confraternização e seleção de candidatos. 
8h30 - Café da Manhã / Distribuição dos materiais do CICV.
9h00 - Informes da Coordenação e esclarecimento de dúvidas.
9h30 - Palestra de Felipe Donoso, chefe da Delegação Regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. 
11h00 - Aplicação do teste " Para conhecer melhor você ".

Local: Matilha Cultural
          Rua Rego Freitas , 542


18 de agosto 

8h30 - Tenente Coronel Sergio Ricardo Curvelo Lamellas, Oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), sobre a relação do Exército com a imprensa.

Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ
          Rua Rego Freitas, 454, 8º andar


25 de agosto 
8h30 – Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV, sobre as normas aplicáveis em conflitos armados e outras situações de violência e as contribuições do CICV.

Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ


1° de setembro 
8h30 – Coronel André Vianna, da reserva da Polícia Militar de São Paulo, sobre as normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo.

Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ


15 de setembro 

8h30 - Cláudia Antunes, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo, sobre a cobertura de conflitos armados e outras situações de violência.

Local: Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ


29 de setembro 

8h30 - Cerimônia de encerramento. 
Exposição de Reginaldo Nasser, professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP, sobre a cobertura jornalística de política externa brasileira, além dos atores tradicionais.

Local: Câmara Municipal - Auditório Sérgio Vieira de Mello 
          Viaduto Jacareí


Saiba Mais

No mundo todo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às normas internacionais que regem a condução de hostilidades e apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e de outras situações de violência. No Brasil, onde a organização mantém presença permanente desde 1991, este trabalho é feito com membros das Forças Armadas, policiais, autoridades, acadêmicos e jornalistas.

Para mais informações

OBORÉ – (11) 3214.3766 / reporterdofuturo@obore.com

Acesse o site do CICV em português: www.icrc.org/por



 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online