Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Dirigentes recebem certificados do I Curso de Comunicação
Terlânia Bruno
  19/08/2002

Diretores dos Distritos de Saúde do município se reuniram no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, no último dia 16, para receber o certificado de conclusão do I Curso de Comunicação/Acolhimento realizado de janeiro a maio deste ano. O curso, promovido pelo Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Saúde, teve por objetivo capacitar os dirigentes dos Distritos de Saúde em temas de comunicação e acolhimento.

Também receberam certificados os representantes dos Distritos responsáveis pela área de comunicação. O Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Pedro Dimitrov, representou o Secretário Eduardo Jorge no encontro que contou ainda com a presença do Secretário Municipal da Comunicação, José Américo, da professora Ausonia Donato, do diretor do Sindicato dos Jornalistas, José Augusto de Oliveira, e Glacilda Pinheiro Correa, gerente do Projeto Acolhimento, representando Rose Inojosa, diretora do Departamento Técnico do Centro de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde.

“Eu queria reforçar aqui a importância do que foi feito através desse curso. Para nós, é fundamental a questão da comunicação. O trabalho que vocês fizeram, o relatório final que foi apresentado e que eu tive a oportunidade de ler, mostrou que é um trabalho excelente e que nós vamos ter que continuar”, afirmou Pedro Dimitrov acerca da importância do curso.

Implantando o SUS - Os Diretores Distritais são as pessoas responsáveis pela implantação do SUS em São Paulo. Com a criação das Subprefeituras, os 41 Distritos de Saúde foram reduzidos para 31 e atendem a regiões com até 300 mil habitantes.

Uma das propostas desse primeiro curso, foi a elaboração do Inventário dos Meios de Comunicação em que os Distritos, através de pesquisas locais, fizeram o levantamento dos meios de comunicação existentes em seus respectivos bairros. De acordo com relato dos diretores distritais, a partir da identificação dos veículos de comunicação, ficou mais fácil o relacionamento com a mídia, não só em nível local, mas também com a grande imprensa. Estimulados pelo curso, os Distritos da Sé e do Butantã passaram a produzir seus próprios informativos. O curso foi coordenado pela OBORÉ em parceria com o Departamento de Jornalismo da ECA/USP e apoio do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

O Secretário José Américo afirmou que a Secretaria da Comunicação tem a preocupação de estimular essa iniciativa. "Acho que o nosso Governo ainda sofre um problema muito grave de comunicação, pela falta dessa comunicação molecular e eu acho que a Saúde deu um passo ao fazer esse curso com vocês. Na área do Acolhimento, que é um dos problemas mais graves da área da Saúde, eu vejo a comunicação como parte fundamental da solução. Então, essa proposta de que cada Distrito de Saúde tenha o seu boletim, é fundamental para a nossa Comunicação. Podem contar com todo o nosso apoio e entusiasmo."

Participaram do I Curso de Comunicação/Acolhimento:
Sérgio Buarque de Gusmão - jornalista, diretor do Instituto Gutenberg - Centro de Estudos da Imprensa;
Jair Borin - chefe do departamento de Jornalismo da ECA/USP;
Ciro Pedroza - jornalista e publicitário;
Ausonia Donato - assessora pedagógica do instituto de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Núcleo de Formação dos Trabalhadores da Saúde do CEFOR - Centro de Formação da Secretaria MunicipaL de Saúde de São Paulo;
Marcelo Hargreaves - coordenador do Portal do Governo Eletrônico;
Francisco Torres Troccoli - gerente de Informações da Coordenação de Epidemiologia e Informação - CEINFO;
Heródoto Barbeiro - gerente de Jornalismo da Rádio CBN;
Aureliano Biancarelli - repórter especial da Folha de S. Paulo na área da saúde;
Rita Grotto - responsável pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Hospital Albert Einstein;
Henrique Aronovich - assessor de Qualidade da TAM;
Roberto Romano - professor do Departamento de Filosofia da UNICAMP;
Carlos Vogt - escritor, ex-reitor da Universidade de Campinas.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online