Segunda-feira, 23 de Maio de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Encontro de Seleção para o 12º "Jornalismo em Conflito Armado" lota Sindicato dos Jornalistas
Texto: João Paulo Brito | Fotos: Nivaldo Silva
  03/09/2013


O Encontro de Confraternização e Seleção para o 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, do Projeto Repórter do Futuro, reuniu 116 estudantes universitários no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo no último dia 31.

Os jovens, que vieram de 24 municípios de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, representando 36 faculdades, participaram de palestra com Felipe Donoso, chefe da Delegação Regional do CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, sobre Direito Internacional Humanitário (DIH) e a atuação do CICV em 80 países.

Além dos alunos, 18 profissionais, já com formação, compareceram para se candidatarem a vagas de observador.

Nesta edição, a procura pelo módulo bateu recorde, com 869 inscrições, sendo 725 alunos de graduação do curso de jornalismo e outras áreas do conhecimento e 144 candidatos a ouvintes.

CICV e o Direito Internacional Humanitário

Durante a palestra, Felipe Donoso apontou que um dos papeis do Comitê é atuar como intermediário neutro entre países beligerantes sobre assuntos humanitários. Na Colômbia, por exemplo, o governo e as Farc estão em negociação para por fim ao conflito armado que afeta este país há mais de 40 anos e o CICV atua como intermediário neutro para facilitar que as partes possam se encontrar a fim de resolver esta questão.

“O Direito Internacional Humanitário foi criado pelas nações para melhor proteger as pessoas em situações de conflito armado e o CICV é muitas vezes aquele que faz o primeiro gesto neste sentido porque é visto que na sua realidade operacional é ele quem está em contato direto com as vítimas”, explicou o chefe regional do CICV.

Para João Paulo Charleaux, coordenador pedagógico do curso, o objetivo do módulo é exatamente trazer noções do que são Direito Internacional Humanitário e direitos humanos para estudantes de jornalismo que têm interesse pelo tema.

“A gente traz advogados, policias e jornalistas para, ao longo de um mês, discutir que normas são essas que deviam reger as ações de violência e que deviam controlar o uso da força, e como o jornalista lida com este conhecimento no seu trabalho jornalístico”.

Confira os slides apresentados por Felipe Donoso, do CICV, no Encontro de Seleção.

Teste de seleção

Após a aula magna com Felipe Donoso, os estudantes fizeram um teste de seleção, no qual descreveram seus interesses no jornalismo e expuseram seus conhecimentos sobre assuntos da atualidade pertinentes ao tema do curso.

Durante esta semana, uma Banca Examinadora, composta por representantes do CICV, ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), SINPRO-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo), OBORÉ e Coordenação Pedagógica do Projeto Repórter do Futuro, irá avaliar os testes e selecionar 20 candidatos, que participarão de palestras, conferências e coletivas de imprensa durante os meses de setembro e outubro.

A lista com os nomes dos estudantes escolhidos será divulgada dia 6 (sexta).

Programação

31 de agosto – 09h
Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
(Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja)

Encontro de Confraternização e Seleção
Felipe Donoso
, chefe da delegação regional do CICV para a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai


14 de setembro – 09h
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Tarciso Dal Maso Jardim
, assessor legislativo do Senado Federal e consultor jurídico do CICV de 1999 a 2003

 

21 de setembro – 09h
A relação com a imprensa em missões de paz
Cel. José Mateus Teixeira Ribeiro
, oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx)

 

28 de setembro – 09h
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
André Vianna
, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo

 

5 de outubro – 09h
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência

Fábio Zanini, editor de Mundo da Folha de S.Paulo
Juca Varella, repórter fotográfico do jornal Folha de S.Paulo

 

19 de outubro – 09h
Encontro de avaliação e entrega de certificados
Felipe Donoso
, chefe da delegação regional do CICV
Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal Folha de S.Paulo


Sobre o Curso

O 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pelo CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Conta com o apoio/patrocínio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Memorial da América Latina, Câmara Municipal de São Paulo, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, Fora do Eixo/#posTV, KBR TEC Soluções Online e Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online