Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Pelo oitavo ano consecutivo, Repórteres do Futuro realizam cobertura do Congresso da Abraji
Ruam Oliveira | OBORÉ
  07/07/2017

Estudantes de jornalismo, recém-formados e jornalistas experientes se reúnem em um mesmo espaço para cobrir os congressos. Foto: Alice Vergueiro


A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) realizaram, entre os dias 28/06 e 1/07, dois congressos –simultâneos na quinta-feira, 29.

Ao todo trinta e um estudantes de jornalismo participantes do Projeto Repórter do Futuro ficaram encarregados da cobertura completa dos eventos, com material em vídeo, texto e redes sociais. Ambos os Congressos ocorreram na Universidade Anhembi Morumbi, campus Vila Olímpia, São Paulo.

Na coordenação geral desta cobertura esteve Pedro Ortiz, jornalista e professor na Faculdade Cásper Líbero e Belas Artes. Pedro, que coordena o módulo “Descobrir Amazônia, Descobrir-se Repórter”, ficou acompanhado de outros editores assistentes como João Paulo Brito, Cristiane Paião e Milena Buarque, repórteres em edições anteriores do Congresso.

Em sua 12ª edição, o Congresso Abraji apresentou mais de sessenta painéis diferentes sobre jornalismo, pesquisa em jornalismo investigativo, política e novas plataformas. Os estudantes do Repórter do Futuro estão cobrindo oficialmente o evento há oito anos. Para muitos, a edição de 2017 foi a primeira experiência em redação.

Na quarta, 28, durante o 1º Congresso de Jornalismo de Educação, os estudantes foram editados por Ronald Sclavi, professor de jornalismo da Anhanguera Educacional, integrante da coordenação do PRF e por Sérgio Pompeu, editor na Jeduca.

A cobertura dos congressos é um dos módulos do PRF e se baseia na mesma metodologia dos outros cursos. O foco principal é preparar os estudantes por meio da prática reflexiva da reportagem.

Ronald Sclavi destacou o contato com fontes muito preparadas, assuntos interessantes e a supervisão destes estudantes como pontos centrais na experiência. “Acho ímpar o que o PRF vem fazendo ao longo destes anos”, disse.

“A participação do Repórter do Futuro na cobertura do congresso da Jeduca foi fundamental. O pessoal mostrou muito interesse, e certamente sem eles não conseguiríamos ter a repercussão que tivemos, principalmente nas redes sociais”, disse o editor na Jeduca, Sérgio Pompeu. 

A redação laboratório do Projeto Repórter do Futuro conta com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Hospital Premier, Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), Unesco, Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), Conectas Direitos Humanos e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Acesse o blog da Cobertura Oficial: 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo Abraji

Assista ao depoimento de Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ, sobre o Repórter do Futuro

 



Leia mais: 

Projeto Repórter do Futuro recebe Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo Brasileiro

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online