Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Seleção para o Curso sobre Direito de Defesa e Cobertura Criminal acontece amanhã (16), a partir das 9h, na CMSP

  18/09/2017

O encontro de seleção para o 3º Curso sobre Direito de Defesa e Cobertura Criminal será no sábado, 16/09, na Sala Sérgio Vieira de Melo da Câmara Municipal de São Paulo (Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100 – 1º subsolo – Bela Vista – São Paulo/SP).

 
Este  módulo do Projeto Repórter do Futuro aborda conceitos de cobertura criminal e do sistema judiciário brasileiro e é voltado a estudados de graduação de todo o país.  O curso é realizado pela OBORÉ em parceria com o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD). 
 
A realidade prisional brasileira, o sistema penitenciário e a evolução da cobertura midiática sobre esses  temas serão discutidos ao longo de seis  encontros que acontecerão na sede do IDDD, na Liberdade, em São Paulo. Um dos principais objetivos do curso é apresentar aos estudantes a importância do direito de defesa dentro do processo penal e  prepará-los para uma melhor cobertura sobre o assunto.
 
“Sistema penitenciário: por dentro dos presídios” será o tema do encontro de seleção, que terá início às 9h e término às 12h30. A palestra inicial será de Emerson Ferreira, graduado em Psicologia e Carolyne Wanjiru, vendedora, ambos egressos do sistema carcerário, com mediação de Hugo Leonardo, vice-presidente do IDDD e ex - conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). 

A coordenação deste módulo será de Aldo Quiroga, jornalista e apresentador na TV Cultura e professor de jornalismo na PUC-SP. 

O resultado do encontro de seleção será divulgado nos sites e perfis nas redes sociais das instituições realizadoras no dia 25/09.
 

 
Metodologia e Reembolsa

Mantendo a abordagem pedagógica do Projeto Repórter do Futuro, o 3ª curso de Direito de Defesa e Cobertura Criminal seguirá os conceitos de “sala de aula invertida”. Desta maneira, o estudante participa do encontro tendo lido previamente material enviado pela coordenação sobre o assunto a ser discutido no dia. 

As aulas são  divididas em três etapas: O palestrante/entrevistado discursa por 30 minutos, em seguida é entrevistado pelos estudantes por mais 60 minutos e, em um terceiro momento, participa de uma entrevista coletiva de 15 minutos. 

Com este material, os estudantes deverão produzir uma reportagem – em texto, vídeo ou áudio digital – até a terça feira seguinte ao encontro. Esta é uma das condições obrigatórias para que o estudante receba o certificado de conclusão do curso. 

Outras condições de caráter obrigatório são: 100% de presença; comparecer a um atendimento individual com algum dos integrantes da coordenação e publicar em um veículo com editor responsável algum dos textos produzidos para este módulo. 

Tais condições fazem parte do Pacto de Reembolsa. No ato da matrícula, o estudante deve entregar um cheque-caução  pré-datado no valor de um salário mínimo (R$ 937,00), que só será depositado caso ele não cumpra uma das exigências apresentadas anteriormente. 

O IDDD traz como sugestão para este primeiro encontro o documentário "Sem Pena", que trata da realidade prisional e do sistema penitenciário no Brasil. O filme está disponível no Youtube. 

 



 
SERVIÇO:
 
Projeto Repórter do Futuro – 3ª edição do módulo “Cobertura Criminal e Direito de Defesa”
 
Encontro de seleção: 16/09, das 09h às 12h30, na Sala Sergio Vieira de Melo da Câmara Municipal de São Paulo (Palácio Anchieta) – Viaduto Jacareí, 100, 1º subsolo – Bela Vista, São Paulo/SP
 
Anúncio dos selecionados: 25/09, por e-mail, site do IDDD e da Oboré e nos perfis nas redes sociais de ambas as organizações
 
Matrículas dos selecionados: 27 e 28/09, das 09 às 18h, na sede da Oboré – Avenida Paulista, 2300, Andar Pilotis, Edifício São Luis Gonzaga
 
Programação 

Encontro de Seleção – 16 de Setembro, das 9h às 12h30
Sala Sergio Vieira de Melo – CMSP - Viaduto Jacareí, 100, 1º subsolo – Bela Vista, São Paulo/SP
Sistema penitenciário: por dentro dos presídios
Emerson Ferreira (egresso do sistema penitenciário, graduado em Psicologia) e Caroline Wanjiru, vendedora e também egressa do sistema prisional
Mediação: Hugo Leonardo (vice-presidente do IDDD e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP) 
 
30/09 - RODA DE CONVERSA
IDDD - Av. Liberdade, 65, cj. 1101 – 9h às 11h   
A construção do noticiário criminal crítico – técnicas de reportagem
Palestrante: Fausto Salvadori Filho – Repórter da Ponte Jornalismo
               
30/09 - 1º ENCONTRO
IDDD - Av. Liberdade, 65, cj. 1101  – 13h às 17h
Funcionamento da Justiça criminal brasileira: engrenagens e gargalos
Palestrante: Marcelo Feller - Advogado criminalista      
 
07/10 - 2º ENCONTRO
IDDD - Av. Liberdade, 65, cj. 1101  – 9h às 13h  
Por dentro da Lava Jato: delação premiada, condução coercitiva e prisão domiciliar
Palestrante: Valeska Teixeira Zanin Martins – Advogada criminalista
               
21/10 - 3º ENCONTRO
IDDD - Av. Liberdade, 65, cj. 1101 9h às 13h
Tribunal do Júri e julgamentos midiáticos
Palestrante: Alberto Zacharias Toron – Advogado criminalista e professor da FAAP
               
28/10 - 4º ENCONTRO
IDDD - Av. Liberdade, 65, cj. 1101 9h às 12h       
O que vi e vivi: a evolução da cobertura midiática criminal
Participante: Antônio Claudio Mariz de Oliveira – Advogado criminalista, ex-secretário de Segurança e Justiça de SP e ex-presidente da OAB SP
               
11/11 - ENCERRAMENTO
IDDD - Av. Liberdade, 65, cj. 1101 – 9h às 13h   
Avaliação do curso
 
MAIS INFORMAÇÕES

OBORÉ
tel. 11. 2847.4567 
reporterdofuturo@obore.com
www.obore.com
 

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online