Terça-feira, 16 de Janeiro de 2018 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Egressos do sistema prisional participam do encontro de seleção para o 3º Curso sobre Direito de Defesa e Cobertura Criminal
Ruam Oliveira | OBORÉ
  09/10/2017


Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ, Marina Dias do IDDD e Aldo Quiroga, coordenador do módulo. Foto: Cristina Cavalcanti / OBORÉ

No último sábado, 16, Emerson Ferreira e Caroline Wanjiru, egressos do sistema prisional brasileiro, dividiram sua experiência com aspirantes a estudantes do curso sobre Direito de Defesa e Cobertura Criminal, módulo do Projeto Repórter do Futuro realizado pela OBORÉ em parceria com o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD). O evento aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo.

Tanto Emerson, que hoje é formado em psicologia, quanto Caroline, comentaram as dificuldades existentes não apenas dentro dos presídios como também fora deles. “Quando você diz que é um egresso da prisão as pessoas já te enxergam de forma diferente”, conta Wanjiru, imigrante do Quênia que permaneceu sob encarceramento por três anos. A vendedora contou que ser mulher, negra e imigrante tornou sua situação ainda mais difícil.

Emerson Ferreira, egresso do sistema prisional, graduado em psicologia. Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ


O Brasil é um dos países com recorde de população carcerária. Em 2014, segundo Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, o país possuía 622.202 presos,  atrás apenas de Estados Unidos, China e Rússia. “O sistema prisional é aquilo que a sociedade não teve a capacidade de entender (...)”, afirmou Hugo Leonardo, vice-presidente do IDDD na manhã de sábado. Ele ainda apontou que é necessário ter um pensamento crítico em relação ao encarceramento, encarando – o como um problema de todos. “Há uma mentalidade de que o direito penal é problema só dos juristas”, disse.

Este módulo do Projeto Repórter do Futuro visa preparar os futuros repórteres para uma melhor cobertura sobre questões carcerárias e o sistema prisional do país, reforçando a importância de compreender sobre o Direito de Defesa.


 
MAIS INFORMAÇÕES

OBORÉ
tel. 11. 2847.4567 
reporterdofuturo@obore.com
www.obore.com
IDDD – Instituto de Defesa do Direito de Defesa
www.iddd.org.br
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online