Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Cerimônia de entrega do Prêmio Vladimir Herzog aconteceu nesta terça, 31/10

  21/11/2017

Vencedores da edição deste ano do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Foto: Alice Vergueiro

A entrega do 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos foi realizada na última terça-feira, 31 de outubro,  no Tucarena, em São Paulo. A cerimônia, aberta ao público, foi comandada pelo jornalista Juca Kfouri e contou com a presença de figuras experientes do jornalismo, jovens repórteres e estudantes de comunicação.
 
Neste ano foram inscritos 634 trabalhos com temas que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos, que competiram em seis categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentários de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet.
 
Confira aqui os premiados 
 
Foram homenageados com o Prêmio Vladimir Herzog Especial três grandes nomes que representam a luta em defesa dos direitos humanos: a jornalista Rose Nogueira, o jornalista Tim Lopes e Dom Paulo Evaristo Arns, ícone na luta pela democracia e liberdade – foi ele quem presidiu o ato ecumênico que reuniu cerca de 8 mil pessoas na Catedral da Sé, em 31 de outubro de 1975, em repúdio ao assassinato do jornalista Vladimir Herzog.  
 
Fernando Pacheco Jordão, jornalista, amigo de Vlado e patrono do Prêmio Jovem Jornalista, falecido em setembro deste ano, também foi homenageado na cerimônia. “Temos hoje uma edição marcada pela tristeza e pelo luto. Perdemos há um mês e meio o grande jornalista Fernando Pacheco Jordão que todos os anos nos encontrava neste momento de celebração, resistência e valorização da democracia, cidadania e direitos humanos”, disse Paulo Zocchi, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), ao proferir o discurso oficial da cerimônia em nome da Comissão Organizadora.   
 
Atualmente, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado pelas seguintes instituições: Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Conectas Direitos Humanos, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional; Ordem dos Advogados do Brasil  - Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo,  Periferia em Movimento e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom e Instituto Vladimir Herzog.
 
Roda de conversa
 
Iniciativa pioneira na história de um prêmio jornalístico no Brasil, as Rodas de Conversa com os Ganhadores do Prêmio Vladimir Herzog são organizadas, desde a primeira edição, pelos jornalistas Sergio Gomes e Aldo Quiroga, com mediação de Angelina Nunes e Paulo Oliveira.
 
Reconhecida como atividade educativa integrante do Prêmio Vladimir Herzog, o propósito da Roda de Conversa é incentivar a troca de experiências e compartilhar os bastidores das matérias premiadas. Tudo é organizado para colocar à disposição de estudantes e estudiosos do jornalismo o conhecimento sobre métodos e procedimentos que estão "por baixo" de algumas das reportagens reconhecidas como das mais importantes da imprensa brasileira.
 
Neste ano, a 6ª Roda de Conversa aconteceu no Tucarena, na tarde de 31 de outubro, sob coordenação da OBORÉ, Instituto Vladimir Herzog, Abraji, Federação dos Professores do Estado de São Paulo- FEPESP e TV PUCSP, com o apoio da Anhanguera e de um pool de cobertura e transmissão formado por: TV PUCSP/ Canal Universitário de São Paulo, TV FEPESP, Rádio Brasil Atual, OBORÉ I Projeto Repórter do Futuro e equipe
de comunicação da Abraji, do Sindicato dos Jornalistas deSP e do Instituto Vladimir Herzog.
 
Assista aqui ao vídeo da 6ª Roda de Conversa
 
Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Após a Roda de Conversa, os vencedores do 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos entregaram as estatuetas do  Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão às dez equipes estudantis premiadas em 2017.  A edição contou com o envolvimento de  226 estudantes e 98 professores de  64 diferentes escolas de comunicação de 20 estados do Brasil e teve como tema Sob a ponta do iceberg: revelando a violência contra as mulheres que ninguém vê.
 
Os estudantes tiveram auxílio de orientadores e mentores para a produção das reportagens, conforme a modalidade escolhida: televisão, revista, jornal e multimídia.  As equipes premiadas apresentaram seus trabalhos em audição pública na Câmara Municipal de São Paulo na tarde do dia 30, segunda-feira, com transmissão ao vivo.
 
Desde a sua criação, em 2009, o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão já mobilizou cerca de 1800 estudantes de graduação em Jornalismo oriundos de 188 escolas de Comunicação de 20 estados do Brasil (mais Distrito Federal) e 650 professores-orientadores. Até este período, viabilizou 42 reportagens de grande
envergadura investigativa produzidas por 69 estudantes de 25 diferentes escolas, envolvendo 34 professores orientadores e 29 jornalistas mentores. Todas as propostas de pauta e matérias vencedoras estão disponíveis para uso e divulgação livres no site oficial do Prêmio: www.jovemjornalista.org.br
 
Confira aqui as pautas premiadas e as reportagens produzidas pelas equipes vencedoras
 
 
Confira a cobertura fotográfica do evento: (Fotos de Alice Vergueiro)
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online