Sábado, 26 de Maio de 2018 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  David Braga discute envelhecimento populacional em aula do Projeto Repórter do Futuro
Ruam Oliveira | OBORÉ
  08/05/2018

 


O médico participou de encontro com os 22 estudantes na sede da OBORÉ no Brooklin. 


O envelhecimento da população brasileira foi um dos assuntos abordados pelo médico e gestor David Braga durante encontro do último sábado, 28 de abril, com os 22 estudantes do módulo “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”. 

Usando dados divulgados pelo IBGE, o médico afirmou que a análise etária no Brasil deixará de ter um formato de pirâmide, com idosos ocupando o topo, e passará a ter um formato bem diferente. O Brasil segue uma tendência já observada em outros países do mundo quando o assunto é envelhecimento. Segundo o UNFPA (Fundo de Populações das Nações Unidas), a estimativa é de que em 2050 o número de idosos seja superior ao de crianças e jovens em todo o mundo. 

O convidado destacou que pensar a saúde tendo em vista esta nova realidade é essencial. Ele citou como exemplo a “Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa” aprovada em 19 de outubro de 2006, que tem entre seus principais eixos: a promoção de um envelhecimento ativo que corresponde à saúde, segurança e participação social; organização da rede de atenção à saúde do idoso e também capacitação profissional.

Ações desta natureza fazem parte do arcabouço do Sistema Único de Saúde (SUS), que em 2018 completa 30 anos. O médico, que foi consultor do Ministério da Saúde, da Fiocruz e também secretário de saúde de Campinas, reforçou a importância do SUS e do impacto social do sistema fundado em 1988.

A edição 2018 do Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter  é realizado pela OBORÉ em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e pelo Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD), com o  apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Leia mais: 

Para ex-secretário, é essencial buscar novas formas de subsidiar o transporte público

Aula inaugural do 11º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter relembra cronista Lourenço Diaféria


Siga a OBORÉ nas redes sociais: 
Facebook: OBORÉ Projetos Especiais 
Twitter: @reporterfuturo
Instagram: @_obore 

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online