Domingo, 16 de Dezembro de 2018 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Seleção para módulo sobre Jornalismo e Direitos Humanos acontece neste sábado, 11
Ruam Oliveira | OBORÉ
  10/08/2018

O encontro de confraternização e seleção para o 5º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, módulo do Projeto Repórter do Futuro realizado pela OBORÉ em parceria com a Conectas, Abraji e Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, acontece neste sábado, 11, das 9h às 13h, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (Rua rego Freitas, 530 - sobreloja, SP).

Este encontro já confere uma atividade de formação e todos os interessados, mesmo aqueles não selecionados para o restante do curso, terão a oportunidade de ouvir uma palestra sobre a temática do módulo. Neste primeiro momento, Leonardo Medeiros, coordenador de comunicação e engajamento da Conectas, falará sobre o conceito de Direitos Humanos e qual o papel do jornalismo ao tratar desse assunto.

Os resultados da seleção serão divulgado no dia 23 de agosto no sites e redes sociais das instituições promotoras do curso. As matrículas serão realizadas no dia 28/08.

Para dar início ao curso, os vinte estudantes selecionados participam de aula sobre reflexões e práticas jornalísticas na atualidade com o jornalista Marcelo Soares, coordenador do curso neste ano.

O curso ainda prevê encontros para tratar sobre Sistemas ONU e OEA, Sistema prisional brasileiro, impacto de grandes obras e migração.

A Reembolsa

A prova de seleção é gratuita e o curso tem um valor de R$ 954,00 (um salário mínimo vigente). No ato da matrícula, os estudantes selecionados deverão entregar um cheque caução no valor do curso e assinar o Pacto de Reembolsa.

De acordo com as regras do curso, o cheque não será descontado e, se cumpridas integralmente as metas propostas, a OBORÉ concede uma bolsa de 100% representada na devolução do cheque (Reembolsa) ao final do curso: 1) Participar de todos os encontros e ser pontual; 2) redigir um texto jornalístico ao final de cada encontro; 3) Agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; 4) Publicar um texto jornalístico sobre o tema em veículo com editor responsável.

O não cumprimento de qualquer um dos requisitos implica no pagamento integral do curso.

 

Programação

11/8, sábado, 9h às 13h | Encontro Confraternização e Seleção

Auditório Vladimir Herzog – Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja – Vila Buarque – São Paulo - SP

 

O que são direitos humanos e o que o jornalismo tem a ver com isso?

Leonardo Medeiros, coordenador de Comunicação e Engajamento da Conectas

Jornalista com especialização em comunicação científica, médica e ambiental pela Universidade Pompeu Fabra (2009), de Barcelona. Atuou como repórter no portal Zip.Net, TV USP e Folha Online. Também tem experiência em relações públicas, especialmente no relacionamento com imprensa e no desenvolvimento de programas de media training e gestão de crises de imagem. Foi coordenador de comunicação do Greenpeace Brasil e coordenador de comunicação para América Latina da World Animal Protection.

 

23/8 | Anúncio dos selecionados

 

1/9, sábado | 9h às 14h
Jornalismo, hoje: reflexões e práticas

Marcelo Soares, coordenador pedagógico do curso

Jornalista, professor e especialista em análise de dados. Um dos primeiros repórteres brasileiros a trabalhar com “RAC – Reportagem com o Auxílio do Computador”, hoje conhecido como Jornalismo de Dados e, na Folha de S. Paulo, o primeiro editor de desenvolvimento de audiência da imprensa brasileira. Desde 2016 presta consultoria e cursos sobre análise de audiência e análise de dados. Para conhecer seu trabalho: www.intelitexto.com.

 

15/9, sábado | 9h às 14h
Sistemas ONU e OEA

Gustavo Huppes

Assessor da Conectas para Fortalecimento do Espaço Democrático

Internacionalista pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Tem experiência na área de direitos humanos, política externa, refúgio e organizações internacionais. Já trabalhou no Alto Comissariado da ONU para Refugiados em Brasília e na Missão do Brasil junto à ONU em Genebra.

 

22/9, sábado | 9h às 14h
Sistema prisional brasileiro

Marcos Fuchs

Diretor Adjunto da Conectas

Foi um dos líderes na introdução da cultura pro bono no Brasil e atualmente fomenta este ideal em países da América do Sul. Participou das discussões sobre a resolução Pro Bono aprovada pela OAB/SP em agosto de 2002. Proferiu inúmeras palestras em Universidades e em Associações de Advogados. É autor do caderno expandindo acesso à Justiça, publicado pelo Centro de Vítimas de Tortura da organização New Tactics in Human Rights. Exerceu de forma voluntária a direção administrativa do canal comunitário da OAB/SP (2004/2005).

 

29/9, sábado | 9h às 14h
Impacto de grandes obras

Caio Borges

Coordenador da Conectas em Desenvolvimento e Direitos Socioambientais

Advogado, mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - FGV Direito SP (2014) e doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP.  Atuou na assessoria jurídica do Itaú Unibanco e possui experiência em direito bancário e regulação internacional do mercado financeiro e de capitais.

 

20/10, sábado | 9h às 14h
Migração

Camila Asano

Coordenadora de programas da Conectas

Internacionalista e mestre em Ciência Política pela USP. Atualmente, também está sob sua responsabilidade a coordenação do Programa Espaço Democrático e a atuação internacional da Conectas. É conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos e do Conselho Municipal de Políticas para Migrantes da cidade de São Paulo. É também Secretária Executiva do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa. Ocupa um assento no Conselho da Centre for Civil and Political Rights com sede em Genebra (Suíça) e no Conselho de Orientação do Gacint do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP. É professora de Relações Internacionais na FAAP em São Paulo desde 2010.

 

10/11, sábado | 9h às 14h

Encontro de Confraternização e Encerramento

Avaliação do curso pelos estudantes e equipe de coordenação e entrega de certificados


 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online