Domingo, 16 de Dezembro de 2018 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Impacto ambiental de grandes obras é tema de aula do Repórter do Futuro
Ruam Oliveira | OBORÉ
  05/10/2018

marcelo soares e julia cunha conectas direitos humanos


A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, localizada no estado do Pará e considerada a terceira maior do mundo, provocará alagamento de uma área de aproximadamente 389 quilômetros quadrados de floresta amazônica.

Além de influenciar diretamente na vida de ribeirinhos que vivem na região, estimulará o deslocamento forçado de famílias. Essa é a avaliação da advogada Julia Cunha, assessora da Conectas no Programa de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais, que participou da conferência de imprensa no 5º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, do Projeto Repórter do Futuro, realizado pela OBORÉ em parceria com a Conectas e o Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) neste sábado, 29, em São Paulo.   
 
Belo Monte foi destacado pela advogada por ser um exemplo mais conhecido de como uma megaconstrução afeta diferentes características da vida da comunidade e de seu entorno. Altamira, cidade paraense próxima à construção, vivenciou um aumento no número de casos de violência e de exploração sexual - mesma relação foi observada também em alguns canteiros de obras em diversos pontos do Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.  Julia Cunha ressaltou que, no entendimento dos Direitos Humanos, as empresas também devem ser responsabilizadas por suas ações, e não apenas o Estado. Tal lógica segue pilares de regras internacionais que apontam : 1) O Estado como responsável pela proteção dos DH; 2) As empresas responsáveis por respeitá-los; 3) Tanto o governo quanto o setor empresarial responsáveis por reparar violações.
 
Neste módulo, coordenado pelo jornalista Marcelo Soares, os repórteres do futuro também realizam entrevistas ao vivo pela página da OBORÉ no Facebook e produzem o podcast “Todo Humano tem Direitos”, sobre Jornalismo e Direitos Humanos. Camila Asano, Coordenadora de Programas na Conectas, será a próxima entrevistada do curso no próximo dia 20 de outubro para falar sobre Migração.

Ouça ao podcast "Todo Humano tem Direitos"

Assista a entrevista com Julia Cunha: 

 

 

Leia também:
 

 
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online