Segunda-feira, 23 de Maio de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Rádio e cidadania

  04/09/2003

Emissoras comerciais, comunitárias, educativas e universitárias, estudantes e profissionais das áreas de comunicação, educação e cultura estão sendo convidados para o Seminário Onda Cidadã: Radiodifusão, Educação e Cultura, que será realizado nos dias 22 e 23 de setembro. O Seminário é promovido pelo Itaú Cultural, que convidou a OBORÉ a ser parceira na montagem deste evento destinado a reunir emissoras de todas as partes do país.
 
São 260 vagas reservadas para um público especial: que faz ou quer fazer rádio comprometido com a diversidade cultural (contra o jabá), apóia novos caminhos para a educação e defende as causas de interesse público.
 
O superintendente de Atividades Culturais do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e o diretor da OBORÉ, Sergio Gomes, darão as boas-vindas aos participantes do evento. As conferências / entrevistas coletivas do dia 22 terão como tema "A tradição musical do rádio brasileiro" e serão abertas com um depoimento de Paulinho da Viola. Estão confirmadas as palestras do Maestro Marcus Vinicius de Andrade, presidente da Associação dos Músicos, Arranjadores e Regentes e Diretor Artístico do selo CPC-UMES, e do coordenador do Projeto Rumos Musicais e gerente de Música do Itaú Cultural, Edson Natale.
 
"O radialista e a Onda Cidadã: o nosso desafio" será o tema da palestra de Heródoto Barbeiro, Gerente Regional de Jornalismo do Sistema Globo de Rádio/CBN, que será entrevistado por Claudiney Ferreira, consultor de Comunicação do Itaú Cultural.
 
A professora Dirce Gomes, representante do MEC e diretora do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa falará sobre "O rádio como educomunicador". O professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador geral do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da USP e supervisor geral do Projeto Educom.rádio, e o professor Matias Vieira, representante da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo e coordenador do Projeto Vida também participam da mesa.
 
Está prevista, ainda no dia 22, a exibição do filme "Uma Onda no Ar", com a presença do diretor Helvécio Ratton e coquetel de lançamento do filme em DVD e VHS.
 
No dia 23, o tema será "Democratização do acesso: concessões e conteúdo". Os conferencistas serão o assessor especial do Ministério das Comunicações, Marcio Wohlers, o Chefe do Gabinete da Presidência da Radiobrás, Paulo André Moraes de Lima, e o Secretário Executivo do Ministério da Cultura, João Luiz Ferreira (a confirmar).
 
Os radialistas participantes do evento terão a tarde desse dia livre para visita a emissoras de rádio, passeios pela Capital de São Paulo e compras na Rua Santa Ifigênia, famosa por suas lojas de equipamentos eletro-eletrônicos. Também está programada a participação no programa Guerrilha da TV Cultura / Itaú que tratará do tema "Rádios comunitárias e educativas".
 
Participam da gravação do programa o vereador Carlos Néder, um dos autores do projeto de lei 145/01, que regulamenta as rádios comunitárias em São Paulo, e Marli Menezes Camargo, da Rádio Anúbis, da Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo.
 
As inscrições estarão abertas ao público, a partir do dia 8 de setembro, no ITaú Cultural, através do telefone (11) 3268.1832 / 3268.1876
 
Seminário Onda Cidadã Radiodifusão, Educação e Cultura
Promoção Itaú Cultural               Apoio OBORÉ
22 de setembro – segunda-feira

9h – Abertura
Eduardo Saron, Superintendente de Atividades Culturais do Itaú Cultural
Sergio Gomes, Diretor da OBORÉ

9h15 - A tradição musical do rádio brasileiro

Depoimento
Paulinho da Viola

Conferências:
Maestro Marcus Vinicius de Andrade, Presidente da AMAR – Associação dos Músicos, Arranjadores e Regentes, Diretor Artístico de selo CPC-UMES, pesquisador, compositor
Edson Natale, Gerente de Música do Itaú Cultural e Coordenador do
Projeto Rumos Musicais.
Entrevista Coletiva

10h30 - Intervalo para café

11h - O radialista e a Onda Cidadã : o nosso desafio
Heródoto Barbeiro, Gerente Regional de Jornalismo do Sistema Globo de Rádio/CBN, entrevistado por Claudiney Ferreira, consultor de Comunicação do Itaú Cultural

12h30 - Almoço

14h00 - O rádio como educomunicador
Conferência:
Professora Dirce Gomes, representante do MEC - Ministério da Educação e Cultura, Diretora do INEP - Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa.
Comentários:
Professor Ismar de Oliveira Soares, Coordenador Geral do NCE-ECA/USP – Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Supervisor Geral do Projeto Educom.rádio
Professor Matias Vieira – representante da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo e coordenador do Projeto Vida.
Entrevista Coletiva

16h30 - Encerramento

18h30 - Sessão de Cinema
Uma Onda no Ar , com a presença do diretor Helvécio Ratton.
Coquetel de lançamento do filme em DVD e VHS.
 

23 de setembro - terça-feira

9h00 - Democratização do acesso: concessões e conteúdo
Conferências:
Dr. Marcio Wohlers, Assessor Especial do Ministro das Comunicações Miro Teixeira
Dr. Paulo André Moraes de Lima, Chefe de Gabinete da Presidência da Radiobrás
Dr. João Luiz Ferreira , Secretário Executivo do Ministério da Cultura (a confirmar)
Entrevista coletiva

12h30 - Almoço

Tarde livre

19h30 - Gravação do programa Guerrilha
Local: Sala Itaú Cultural

O tema dessa semana é Rádios comunitárias e educativas e terá o vereador Carlos Neder como debatedor (ele é um dos autores do projeto de lei 145/01, que autoriza o poder local a regulamentar o serviço de radiodifusão comunitária em São Paulo) e Marli de Menezes Camargo da Rádio Anúbis, Cidade Tiradentes, Zona Leste de SP.

O programa Guerrilha estreou dia 7 de setembro deste ano e é uma realização Itaú Cultural / TV Cultura, gravado às terças e exibido às 17h30 dos domingos em 12 Estados : São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Amazonas, Tocantins, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraná e Sergipe.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online