Segunda-feira, 26 de Junho de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Oficina de capacitação de radialistas abordará o tema ´´desenvolvimento infantil´´

  21/01/2004

A OBORÉ oferecerá suporte técnico à implantação da Fase 5 do projeto "Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades", que implementa ações para desenvolvimento infantil e promoverá, de 13 a 15 de fevereiro, a 1ª Oficina de Capacitação de Radialistas pelo Desenvolvimento Infantil.
 
O projeto, fruto da cooperação entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Unicef e a Associação Comunitária Monte Azul, prevê a realização de três Oficinas para Radialistas no ano de 2004 (fevereiro, junho e outubro) para capacitação de 75 comunicadores atuantes nas regiões administrativas do M´Boi Mirim; Capela do Socorro; Parelheiros; Cidade Ademar (Sul); Cidade Tiradentes; Itaquera; São Miguel (Leste), Vila Brasilândia e Sé (Norte/Centro).
 
Inicialmente, serão capacitados 25 comunicadores de rádios comunitárias das regiões onde está sendo implantado o projeto piloto (Leste, Norte, Sul e Central). O objetivo da oficina, que será ministrada por uma equipe do Unicef, é unir o conteúdo relacionado ao desenvolvimento infantil à técnica radiofônica. Os participantes serão convidados a refletir sobre o papel da família, as relações afetivas com a criança, os cuidados com a saúde e com a proteção dos pequenos, além das políticas públicas para a infância.
 
Afinal, como falar desses temas, tão caros à comunidade, na rádio? Como trabalhar com a captação, produção e veiculação desses conteúdos sem perder a audiência e cumprindo o papel de promoção da educação e da cidadania que cabe a uma rádio comunitária? Também serão convidadas a participar dos encontros as Escolas Municipais de Ensino Fundamental capacitadas no Projeto Educom.rádio, da Secretaria Municipal da Educação e Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP.
 
Muita gente já abraçou essa luta em todo o Brasil. Só na cidade de São Paulo, são 130 profissionais de saúde se empenhando para divulgar informações sobre esses temas nas regiões Sul, Centro-Norte e Leste, além de 300 equipes do Programa de Saúde da Família (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) nas Coordenadorias de Saúde de Cidade Ademar, Parelheiros, Grajaú, Jardim São Luiz, Jardim Angela, Itaquera, São Miguel, Cidade Tiradentes, Sé, Vila Mariana e Vila Brasilândia. 
 
1ª Oficina de Capacitação de Radialistas pelo Desenvolvimento Infantil
Projeto "Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades"
Dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 2004
Local: OBORÉ Projetos Especiais - Rua Rego Freitas 454, 8º andar - V. Buarque - SP
 
Mais informações:
Giovanna Modé -
giovanna@obore.com
Tel (11) 3214.3766
 
PROGRAMAÇÃO
Dia 13/02/04  
Noite (das 19h às 22h)

. Recepção e entrega de material
. Apresentação das Competências Familiares no Cuidado de Crianças de 0 a 6 anos e do Projeto "Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades" (Unicef e Associação Comunitária Monte Azul)
. Apresentação da proposta de trabalho da oficina e da cartilha "Rádio pela Infância - Desenvolvimento Infantil" (Rádio pela Infância)
 
DIA 14/02
Manhã (das 8h às 12h)

. Dinâmica em grupos; reflexão; relação do tema com o rádio como espaço de mobilização social e do radialista como agente de transformação
. Divisão dos grupos para produzir um programa de 5 minutos sobre o tema tratado
. Gravação dos programas
 
Tarde (das 14h às 18h)

. Apresentação dos programas
. Comentários sobre linguagem, gêneros e formatos no rádio
. Produção e gravação com gêneros e formatos pré-determinados
 
DIA 15/02
 Manhã (das 8h às 13h)

. Apresentação e avaliação dos programas
. Reflexão: será que falar sobre a infância dá audiência? Será que é importante conhecer as competências familiares? Por que?
. Divisão em grupos, produção e gravação de um rádio-revista por grupo
. Apresentação do rádio-revista
. Avaliação dos programas gravados
. Avaliação da oficina
. Proposta de estabelecimento de uma rede e entrega da lista de endereços e dos certificados.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online