Segunda-feira, 26 de Junho de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  1ª Oficina de Capacitação de Radialistas em Desenvolvimento Infantil

  17/02/2004

Um programa sobre os cuidados especiais que as famílias, a sociedade e o governo devem ter com as crianças era o destaque da manhã de ontem, dia 16, na rádio comunitária Latina Sat, que representa a comunidade de latino-americanos, sobretudo a boliviana, em São Paulo.
 
Seus locutores e dirigentes, Edgar Gandarillas e Gloria Carolina, não escondiam a “fonte de inspiração” para tratar do tema: eles estavam entre os 29 participantes da 1ª Oficina de Capacitação de Radialistas em Desenvolvimento Infantil, que ocorreu nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro na sede da OBORÉ. A oficina foi mais uma etapa do Projeto Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades, que desenvolve ações pelo desenvolvimento infantil, e foi oferecida pelo UNICEF e pela Associação Comunitária Monte Azul, com o apoio da Rede de Comunicadores Solidários e da OBORÉ Projetos Especiais. 
 
O desafio desses três dias de trabalho foi unir o conteúdo relacionado ao desenvolvimento infantil à técnica radiofônica. Coordenados pelos capacitadores Élson Faxina e Nanci Alves, ambos da Rede de Comunicadores Solidários (um dos projetos da União Cristão Brasileira de Comunicação Social - UCBC), os participantes refletiram sobre o papel da família, as relações afetivas com a criança, os cuidados com a saúde e com a proteção dos pequenos, além das políticas públicas para a Infância.
 
Da reflexão à prática, o resultado imediato foi a produção coletiva de diversos programas radiofônicos relacionados ao tema. Os participantes incrementaram as técnicas ali trabalhadas com toques criativos, dramatizações e até mesmo raps improvisados – tudo para levar a questão da Infância para mais perto do ouvinte.
 
Os 29 participantes representavam 10 emissoras comunitárias paulistanas e três escolas que já passaram pelo projeto Educom.radio (projeto de educomunicação pelas ondas do rádio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP) – todas situadas nas proximidades das Unidades Básicas de Saúde onde já houve a capacitação do projeto Janelas (subprefeituras de M´Boi Mirim, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Parelheiros, Sé, Vila Brasilândia, Itaquera e São Miguel).
 
No total, o projeto já formou 130 profissionais agentes multiplicadores na área da saúde, que agora estão preparando suas equipes de Saúde da Família, para trabalharem com famílias de crianças, especialmente de 0 a 3 anos. “Agora é a hora de contar com vocês, comunicadores”, disse Maria Angela Maricondi, Coordenadora do Projeto Janelas pela Associação Comunitária Monte Azul, durante a abertura do evento.
 
Salvador Soler Lostao, coordenador do escritório Centro Sul do UNICEF, também ressaltou a importância da participação dos comunicadores. “Essa oficina significa uma grande esperança para Unicef. O compromisso que os radialistas assumiram de difundir idéias e recomendações sobre  o cuidado, o estímulo e a proteção das crianças equivale a ampliar o horizonte de penetração dessas idéias nas famílias com crianças pequenas”, ressaltou. 
 
Ao final, uma proposta de continuidade foi aceita por todos os participantes. Eles irão formar uma rede de contato permanente para prolongar o trabalho realizado durante os três dias. “Ganhamos todos, em participação e qualidade de conteúdo. Nosso próximo desafio é cuidar do fortalecimento desta rede que acaba de nascer”, avalia Angela.
 
Além disso, cabe a cada participante, da maneira como julgar melhor, transmitir e debater o conteúdo lá discutido com a sua comunidade, assim como fizeram os bolivianos Glória e Edgar já no dia seguinte. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online