Domingo, 19 de Novembro de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Sábado é dia do 2º Fórum de Avaliação e Planejamento da Rádio Heliópolis

  05/08/2004

Acontece no próximo sábado, dia 7 de agosto, o 2º Fórum de Avaliação e Planejamento da Rádio Heliópolis, promovido pela UNAS (União de Núcleos, Associações e Sociedades de Heliópolis e São João Clímaco) e coordenado pelas equipes da emissora e da OBORÉ Projetos Especiais.
 
A proposta é dar continuidade ao processo de reestruturação da rádio, que teve início no dia 3 de julho, durante o 1º Fórum. Na ocasião, a equipe foi dividida em cinco grupos permanentes de trabalho – técnico (estúdios, transmissores, torre, computadores, satélite e telecentro), de gestão (projetos de financiamento e auto-sustentabilidade), de programação (jornalística e cultural), jurídico (concessão no Ministério das Comunicações) e política de relacionamentos (alianças e parcerias). Cada um deles tem o desafio de formular e desenvolver propostas de melhoria para a rádio nos próximos meses.   
 
Passados pouco mais de 30 dias, algumas novidades já podem ser anunciadas. No âmbito das parcerias, a emissora será filiada à AMARC - Associação Mundial de Rádios Comunitárias. A presidente da entidade no Brasil, Taís Ladeira, estará presente no 2º Fórum para formalizar a associação. A AMARC reúne hoje 3 600 estações em 100 países.
 
No campo técnico, um dos encaminhamentos que está sendo providenciado é a digitalização e ampliação do acervo musical da emissora. Assim, todos os programadores terão um arquivo maior à sua disposição e facilidade de acesso a músicas de diversos estilos. Ainda nessa área, o encontro contará com a presença de Álvaro Malagutti, representando o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), para conversar com a rádio sobre a possibilidade de se trabalhar com áudio em software livre.
 
Em relação à programação, haverá o início de uma grande troca de experiências entre emissoras comunitárias. A Rádio Alternativa Educadora FM (Baixio, CE), Rádio Vida FM 107.9 (Martins, RN), Rádio Cidadania FM  (Avaré, SP) e  a Rádio Cidade Livre (Belém, PA) – todas da Rede de Comunicadores pela Saúde - enviaram suas grades de programação e gravaram, por telefone, uma saudação para Heliópolis, contando a história e o trabalho de suas emissoras. 
 
Outra novidade que será tratada durante o Fórum é o projeto realizado em conjunto com o Fórum Coral Mundial / Comunidade Coral Luther King. Já está marcado para 18 de setembro "O Grande Encontro", quando se apresentarão o Coral Bacarelli e o Grupo Bate-Lata, ambos com jovens da própria comunidade, e o Coral Luther King.
 
E a proposta deste último vai além de uma apresentação. O maestro Martinho Lutero, regente do Luther King e do Coral Cantosospeso, em Milão, lançou a proposta inovadora de organizar um coral pela rádio. Ou seja, a emissora veiculará, diversas vezes por dia em sua programação, programetes com trechos da música a ser cantada no Grande Encontro. Assim, cada morador da região pode ensaiar em casa e participar do coro que será apresentado no dia 18.
 
Estará também presente no 2º Fórum a equipe de filmagem do Itaú Cultural, que pretende fazer um documentário sobre a emissora no âmbito do projeto Onda Cidadã. 
 
Entre os apoiadores do encontro estão Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns da Faculdade de Direito da PUC-SP; Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP; ABMI - Associação Brasileira da Música Independente; CeperRadcom - Centro de Elaboração de Projetos de Engenharia para Radiodifusão; Quimera Filmes - Helvécio Ratton, Diretor do Uma Onda no Ar; AMARC-Brasil - Associação Mundial de Rádios Comunitárias e Cidadãs; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador / SP (CEREST) e Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social.
 
 
Leia mais:
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online