Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Veja como foi o segundo Fórum de Heliópolis

  09/08/2004

Dia 7 de agosto, sábado, foi realizado o 2º Fórum de Avaliação e Planejamento da Rádio Heliópolis, promovido pela UNAS (União de Núcleos, Associações e Sociedades de Heliópolis e São João Clímaco) e coordenado pelas equipes da emissora e da OBORÉ Projetos Especiais. Dia intenso de atividades: foram encaminhadas algumas resoluções do 1º Forum (que ocorreu no dia 3 de julho) e anunciadas diversas novidades.
 
Reunindo em torno de 60 pessoas, o encontro começou com a projeção do programa sobre rádios comunitárias gravado pela TV Câmara de São Paulo. Participaram do debate o vereador Ricardo Montoro (PSDB), o chefe de gabinete do vereador Carlos Neder (PT), Marco Manfredini, o superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em São Paulo, Everaldo Gomes, e o jornalista e diretor da OBORÉ, Sérgio Gomes. Também foi exibido o documentário sobre a Rádio Comunitária de Maria de Nazaré, na Paraíba, com direção e roteiro de Bertrand Lira, da Universidade Federal da Paraíba.
 
Diversas propostas foram encaminhadas em cada um dos grupos permanentes de trabalho formados durante o 1º Encontro -  grupo técnico (estúdios, transmissores, torre, computadores, satélite e telecentro), de gestão e relacionamentos (projetos de financiamento e auto-sustentabilidade, alianças e parcerias), de programação (jornalística e cultural) e jurídico (concessão no Ministério das Comunicações). Cada um deles assumiu o desafio de formular e desenvolver propostas de melhoria para a rádio nos próximos meses.   
 
O grupo de programação, por exemplo, se encarregou da tarefa de montar uma grade correta com a programação da rádio. Inspiração não faltou durante o encontro: a Rádio Alternativa Educadora FM (Baixio, CE), a Rádio Vida FM 107.9 (Martins, RN), a Rádio Cidadania FM  (Avaré, SP) e a Rádio Cidade Livre (Belém, PA) – todas da Rede de Comunicadores pela Saúde - enviaram suas grades de programação e gravaram, por telefone, uma saudação para Heliópolis, contando a história e o trabalho de suas emissoras. 
 
Já o grupo jurídico assinou formalmente o Termo de Cooperação  Técnica entre a PUC-SP/ Escritório D. Paulo Evaristo Arns e a UNAS / Rádio Heliópolis, com a presença da advogada Anna Cláudia Vazzoler, diretora do escritório, e do presidente da UNAS, João Miranda. E o grupo técnico encaminhou a proposta de armazenar digitalmente o acervo musical da emissora, a partir de uma reunião que houve na sexta-feira anterior ao Fórum (dia 6), na OBORÉ, com o objetivo de capacitar os membros da rádio para o uso desse recurso.    
 
O grupo de parcerias e gestão discutiu o Edital do Ministério da Cultura do Programa Nacional "Cultura, Educação e Cidadania - Cultura Viva", visando a implementação de um Ponto de Cultura na UNAS. Ainda no âmbito dessa equipe, a emissora foi formalmente associada à AMARC (Associação Mundial das Rádios Comunitárias e Cidadãs), com a presença de Taís Ladeira, presidente da entidade.
 
A cerimônia de encerramento foi repleta de anúncios e boas novidades à comunidade de Heliópolis. Márcia Detoni, chefe do Departamento de Rádio da Radiobrás e autora da tese de mestrado Radiodifusão Comunitária: baixa potência, grandes mudanças? , que será apresentada em outubro, na ECA, mandou sua saudação gravada aos participantes. Contou as conclusões de sua pesquisa, que teve como estudo de caso a própria rádio Heliópolis, e deu sugestões para a melhoria da emissora.
 
O maestro Martinho Lutero, coordenador do Fórum Coral Mundial, também fez um importante convite para a comunidade. No dia 18 de setembro, haverá um grande concerto chamado Encontro de Sons, do qual participarão o Coral Infantil Bacarelli, Comunidade Coral Luther King e Grupo Bate Lata. Uma das músicas será veiculada várias vezes por dia na programação da rádio para que os moradores possam cantar junto com o grande coro.  
 
Houve, ainda, o lançamento de um abaixo-assinado de apoio ao artigo 266 do Plano Diretor Estratégico da Cidade (sobre o Plano Diretor de Radiodifusão Comunitária), ao projeto de Lei 145 em tramitação na Câmara Municipal e ao Manifesto A Rádio que Queremos, elaborado em dezembro de 2003 por 780 estudantes de 80 escolas integrantes do projeto Educom.radio.
 
A equipe do Itaú Cultural esteve presente, preparando um documentário sobre a emissora no âmbito do projeto Onda Cidadã. 
 
O 3º Fórum de Avaliação e Planejamento já está marcado para o dia 4 de setembro.
 
 
 
Fotos: Wellington Costa
Cerca de 60 pessoas participaram do 2º Fórum da Rádio Heliópolis
 

 
Taís Ladeira, presidente da AMARC, esteve presente para a filiação
da Rádio Heliópolis à entidade
 
 
Participantes receberam certificado de participação do 1º Fórum. Quem esteve no 2º Fórum receberá seu diploma no 3º encontro, marcado para o dia 4 de setembro
 
 
Maestro Martinho Lutero convidou os participantes para o Encontro de Sons,
no dia 18 de setembro
 
 
Entre os apoiadores do encontro estão Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns da Faculdade de Direito da PUC-SP; Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP; ABMI - Associação Brasileira da Música Independente; CeperRadcom - Centro de Elaboração de Projetos de Engenharia para Radiodifusão; Quimera Filmes - Helvécio Ratton, Diretor do Uma Onda no Ar; AMARC-Brasil - Associação Mundial de Rádios Comunitárias e Cidadãs; Centro de Referência em Saúde do Trabalhador / SP (CEREST), Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), Fórum Coral Munidal / Comunidade Coral Luther King, Rádio Vida (Martins, RN), Rádio Cidadania (Avaré, SP), Rádio Cidade Livre (Belém, PA), Rádio Maremanguinhos (RJ), TV Câmara de São Paulo e Itaú Cultural. 
 
 
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online