Quinta-feira, 22 de Junho de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Aqui, as resoluções do 3º Fórum da Rádio Heliópolis
Giovanna Modé
  08/09/2004

Mais um dia de trabalho como parte das atividades de comemoração dos 12 anos da Rádio Heliópolis. Na manhã do último sábado, 4 de setembro, 45 pessoas se reuniram na sede da UNAS (União de Núcleos, Associações e Sociedades de Heliópolis e São João Clímaco) para participar do 3º Fórum de Avaliação e Planejamento da Rádio Heliópolis, realizado pela própria emissora com a coordenação técnica da OBORÉ.
 
Desde o primeiro Fórum (em 3 de julho de 2004), a equipe está dividida em cinco grupos permanentes de trabalho: técnico (estúdios, transmissores, torre, computadores, satélite e telecentro), de gestão (projetos de financiamento e auto-sustentabilidade), de programação (jornalística e cultural), jurídico (concessão no Ministério das Comunicações com a consultoria do Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns, da PUC SP) e política de relacionamentos (alianças e parcerias). Cada um deles tem o desafio de formular e desenvolver propostas de melhoria para a rádio nos próximos meses.
 
45 pessoas participaram do 3º Fórum de Avaliação e Planejamento
 
O destaque do 3º Fórum foram os encaminhamentos e as novidades do grupo de programação da emissora: cursos para os programadores – de técnica e de conteúdo –, avaliação das dificuldades e deficiências da equipe, planejamento para os próximos encontros e acordo com a ABMI (Associação Brasileira da Música Independente) foram importantes pontos da pauta. 
 
Representando a Rádioficina, escola de qualificação profissional para radialistas, o instrutor Vitor Inácio de Souza e a coordenadora pedagógica Thais Mendonça Plaza ofereceram gratuitamente à equipe da emissora um curso de 9 horas sobre roteiro, locução e produção.
 
                                                          Fotos: Wellington Costa
Thais Plaza e Vitor Souza, da Radioficina, ofereceram aos
participantes curso de roteiro, locução e produção
 
E os participantes desse curso técnico serão convidados a fazer um outro curso, de conteúdo, oferecido na redação-escola da OBORÉ. Durante o 3º Fórum, foi realizada uma eleição direta para escolher quem são os Bam-bam-bam da Saúde, Educação, Esporte e Cultura. Os nomes escolhidos serão chamados a proferir uma palestra e a conceder uma entrevista coletiva para os participantes.
 
Entre os mais votados, estão Cida Perez, Rubem Alves, Jorge Claudio Noel Ribeiro e Maria Stela Graciane na área de Educação; Drauzio Varella, José Serra, Adib Jatene e Aristodemo Pinotti na área da Saúde; Gilberto Gil, Cazé Pessanha, Jô Soares e Paulinho da Viola na área da Cultura; e Milton Neves, Juca Kfouri, Kleber Machado e Galvão Bueno na área de Esportes.
 
Outra boa nova foi dada pelos próprios coordenadores da rádio, Liberalino Santos e Adriel Ferreira. A partir de uma reunião anterior (na quinta feira, 2 de setembro) com Pena Schmidt, diretor da ABMI, os coordenadores propuseram aumentar a veiculação de produções de gravadoras independentes na programação da rádio - e até mesmo levar os músicos para shows ao vivo no estúdio.
 
Integração Rádio – Telecentro 
 
Os participantes foram também convidados a conhecer o Telecentro UNAS/Heliópolis, mantido pela Prefeitura de São Paulo e que fica exatamente no mesmo prédio, na sede da UNAS: basta subir um lance de escada. Apesar de os equipamentos estarem lá instalados desde janeiro de 2003, muitos dos programadores da rádio nunca utilizaram um de seus 18 computadores.
 
A visita teve, portanto, o objetivo de mostrar à equipe de comunicadores como eles podem (e devem) utilizar os computadores com acesso à Internet para melhorar a programação musical e jornalística da rádio. Cristina Tavares, diretora do Telecentro, reforçou que as instalações estão à disposição para a equipe da rádio. E anunciou também que está sendo encaminhada a transferência de um dos computadores para uso exclusivo da emissora.
 
Compromisso de Honra
 
Dando seqüência ao documento “Compromisso de Honra”, lançado no 2º Fórum, dois candidatos a vereadores – Nabil Bonduki (PT) e Chico Macena (PT) - estiveram presentes ao encontro de sábado para reafirmar suas adesões ao manifesto que propõe apoio ao Projeto 145 / 01 (de autoria dos vereadores Carlos Neder, PT, e Ricardo Montoro, PSDB); ao artigo 266 do Plano de Zoneamento de São Paulo, referente à criação de um Plano Diretor de Radiodifusão Comunitária no município; e ao Manifesto “A Rádio que Queremos”, elaborado em dezembro de 2003 por 780 estudantes de 80 escolas integrantes do projeto Educom.radio.
 
Os dois candidatos deram entrevistas para a rádio: Bonduki ressaltou a importância de projetos que tratem da cidadania cultural, seu foco no mandato caso seja reeleito, e Macena lembrou da luta do Movimento das Rádios Comunitárias.
 
Fortuna + 10
 
Houve, ainda, a homenagem "Fortuna + 10", lembrando do desenhista, humorista e artista gráfico Reginaldo Fortuna, que faleceu no dia 5 de setembro de 1994. Os participantes do Fórum foram convidados a fazer uma visita monitorada a uma exposição ao ar livre com algumas de suas obras. Além disso, os certificados (entregues aos participantes do 2º Fórum) foram ilustrados com desenho O Pequeno Jornaleiro, de sua autoria, símbolo da luta contra a ditadura militar. 
                                                                  
                                                            Foto: Wellington Costa
Comunidade pôde visitar exposição com ilustrações do artista Fortuna
 
O 4º Fórum já está agendado para o dia 9 de outubro e , desta vez, acontecerá no Centro de Imprensa / Redaçã-Escola da OBORÉ. Antes disso, porém, a emissora já tem em sua agenda importantes eventos e compromissos. Um deles é a participação  dia 16 de setembro ( quinta ) do Seminário Comunicação Popular; velho sonho de D. Paulo a realizar-se, das 14 às 17 horas,  no Teatro de Arena da Univerdade Católica de São Paulo ( Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes ) e que tratará do tema Direito Constitucional, Radiodifusão e Poder Local . Dia 18 de setembro ( sábado ), às 16 horas, será o  Encontro de Sons –  projeto realizado em conjunto com o Fórum Coral Mundial / Comunidade Coral Luther King. Na ocasião, se apresentarão no CEU Meninos o Coral Bacarelli e o Grupo Bate-Lata, ambos com jovens da própria comunidade, e o Coral Luther King. Todos os presentes serão convidados a cantar, junto com o coral Luther King, a canção Cajuína (Caetano Veloso) – os trechos da música já estão sendo veiculados na programação da rádio para que os ouvintes possam também participar.
 
Além disso, as equipes de cada um dos programas da rádio participarão, antes do próximo Fórum, de reuniões na OBORÉ para aprofundar a avaliação de suas dificuldades e deficiências e para planejar os encaminhamentos para os próximos encontros.   
Veja como foi o 2º Fórum e o 1º Fórum.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online