Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Cantos de Paz em Tempos de Guerra: coral presta homenagem a D. Paulo
Carlos Minuano (colaborou Carolina Buriti)
  17/09/2004

Durante o evento “Um dia de um vida inteira”, homenagem da PUC aos 83 anos de D. Paulo Evaristo Arns, a Comunidade Coral Luther King e o Fórum Coral Mundial, sob a regência do Maestro Martinho Lutero, apresentaram ontem o concerto “Cantos de Paz em Tempos de Guerra”, com músicas que cantam a paz e a liberdade e textos que refletem as injustiças sociais, as limitações à liberdade e aos absurdos da guerra.
 
Desta forma, momentos tortuosos de nossa historia foram lembrados, como a tortura no tenebroso período da ditadura militar no Brasil, o nazismo e outros infindáveis conflitos e violências que, infelizmente, ainda se alastram insistentemente por todos os cantos do globo. Mas como contraponto à dureza de alguns dos textos lidos, canções repletas do sentimento de esperança e amor.
 
O Coral Luther King foi criado há 35 anos, em São Paulo, pelo maestro Martinho Lutero. Em 2002, após uma apresentação de abertura do 2 º Fórum Social Mundial, acabou por gerar o Fórum Coral. “Várias pessoas  que foram participar do Fórum Social , quando viram aquele coro disseram: ´bom, se eu soubesse eu também teria vindo cantar´. E então nós tivemos a idéia de lançar esse Fórum Coral Mundial junto com o Fórum Social Mundial”, conta  Lutero.
                                                                                                                                    Flávia Dantas
Público lotou o Tucarena na noite de ontem no concerto de 
homenagem a D. Paulo
 
Para ele, a idéia era criar uma via de mão dupla, “quem vem para o Fórum por motivos sociais e gosta de cantar aproveita para cantar dentro do Fórum Coral. Quem vem para cantar, aproveita para participar do Fórum Social Mundial”.
 
Apesar de continuar ligado às idéias do Fórum Social, o Fórum Coral, depois do 3º FSM começa a ter vida própria independente. O evento “ Cantos de Paz em Tempos de Guerra”  é um dos desdobramentos dessa trajetória solo. Durante toda essa semana quatro concertos (entre eles a homenagem de ontem a D. Paulo Evaristo Arns) apresentam músicas tradicionais e populares do mundo todo, com destaque para a 1º audição no Brasil de Requiem, do compositor negro cubano Esteban Salas,  e textos de Carlos Drumond de Andrade, Martin Luther King, D. Paulo Evaristo Arns, entre outros.
 
Presente na apresentação do Coral, D. Paulo elogiou o evento realizado na PUC, que reuniu durante todo o dia uma série de atividades e debates em torno de questões bem familiares à ele, como comunicação popular, rádios comunitárias e democratização da informação. “Tanto os intelectuais como os simples, todos eles tem alguma coisa a me dizer e me transmitem, sobretudo, entusiasmo para trabalhar pelos pobres, doentes e por aqueles que mais precisam”, afirmou D. Paulo. Após o concerto em sua homenagem, ele conclui: “Eu achei uma coisa finíssima, digna de uma universidade e também exprimiu aquilo que o povo sente no coração”.
 
O útimo texto lido na apresentação é do próprio D. Paulo, onde ele fala sobre a morte de Don Oscar Romero, arcebisbo de El Salvador, violentamente assassinado em 1980, e questiona o sentido da paz: “(...) a paz não é simplesmente a ausência da guerra, ela não é simplesmente bem-estar. A preliminar mais importante da paz é o mistério do amor incondicional.”
 
Seguindo na mesma direção das mensagens de esperança e amor de D. Paulo, o Coral Luther King e o Fórum Coral Mundial, ao lançarem um olhar sobre o conflito a a guerra, buscam abrir as janelas de “um outro mundo possível”, através de “um outro canto possível”. Como disse D. Paulo: “A todos, coragem e esperança!”
 
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online