Domingo, 19 de Novembro de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Cazé Pessanha participa do 4º Fórum de Heliópolis

  08/11/2004

Cazé Pessanha, apresentador da MTV, participou no último sábado, dia 6, do 4º Fórum de Avaliação e Planejamento da Rádio Heliópolis. Ele foi escolhido, pela própria equipe da emissora comunitária, como uma das pessoas que mais entendem de cultura na eleição "Bam-bam-bam da Saúde, Educação, Esporte e Cultura" e convidado a participar de uma entrevista coletiva.  

Com a participação de 27 programadores da Rádio Heliópolis, além das equipes do Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns, da OBORÉ e da Rádioficina, a atividade foi um dos destaques do encontro que desta vez ocorreu na sede da OBORÉ. Cazé se mostrou bastante surpreso com a escolha. “Não sou um bom entendedor de cultura, mas um comunicador, um difusor cultural”.  

Foi justamente essa característica, de difundir a diversidade cultural brasileira, que chamou a atenção da comunidade de Heliópolis. O VJ falou da importância das rádios comunitárias para o desenvolvimento da cultura, de algumas peculiaridades da linguagem radiofônica e contou parte de sua trajetória profissional.  



Cazé destacou a importância das rádios comunitárias para a cultura 


Outro destaque do 4º Fórum da Rádio Heliópolis foi o lançamento nacional do vídeo documentário Uma Esperança chamada Rádio, de Jessé Silva. O diretor do vídeo veio de Teresina, Piauí, exclusivamente para participar do encontro. Realizado com o apoio da OBORÉ e do Governo do Piauí, o documentário conta a história da Rádio Esperança FM, de Guaribas - município de 4.356 habitantes no interior do Piauí, a 400 quilômetros da capital Teresina – implantada no início de 2003. A  emissora comunitária foi reivindicada pelos próprios moradores em pesquisa do Conselho Gestor do programa Fome Zero. 

Foi também exibido o vídeo A Cidade do Sol nas Ondas do Rádio, sobre a Rádio Heliópolis. O material, dirigido por Claudiney Ferreira, foi realizado pelo Itaú Cultural no âmbito do movimento Onda Cidadã. O vídeo traz entrevistas com ouvintes, programadores, diretores e narra a história da rádio, que nasceu de um sistema de auto-falantes 12 anos atrás. 

Esteve presente no encontro o coordenador de Políticas Digitais do Ministério da Cultura, Cláudio Prado, integrante do grupo interministerial criado para discutir ações relacionadas a rádios comunitárias: “Não existe ninguém no governo que seja contra as rádios comunitárias. O que existe é uma antiga cultura de repressão”, disse ele, colocando-se à disposição da Rádio Heliópolis para esclarecer melhor a questão. 

Cláudio falou ainda sobre o projeto Pontos de Cultura, desenvolvido pelo Ministério da Cultura em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, com o objetivo de ampliar e estimular manifestações culturais no país. Para isso, serão destinados recursos e equipamentos para a produção cultural. Tanto a Rádio Heliópolis como a Rádio Esperança de Guaribas e a OBORÉ, em parceria com o IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos (com sede no mesmo prédio), já são pontos de cultura; estão entre os 214 selecionados na primeira fase. 















Jessé Silva e Sergio Gomes







                                              
                                                                 Cazé, Geronino Barbosa e Ana Luiza Zaniboni



O grupo que participou das atividades de sábado.


Saiba mais sobre o
1º, 2º e 3º Fórum de Avaliação e Planejamento da Rádio Heliópolis
                                                                                 





 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online