Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Repórteres do Futuro já em ação
Ana Luisa Zaniboni Gomes
  25/03/2005

 
 
“Pouca Saúde e muita Saúva os males do Brasil são”, já apregoava Macunaíma, personagem símbolo do modernismo brasileiro  na obra do nosso grande escritor Mário de Andrade. Décadas depois,  os grandes problemas que afligem a vida do nosso povo assumem outros ares e outras esferas. Violência extrema, trânsito caótico, transporte insuficiente, Educação de pouca qualidade, falta de acesso à Saúde e alto índice de desemprego são os males que enfrentam os paulistanos, na opinião de 1.145 estudantes de jornalismo de seis escolas de comunicação de São Paulo.
 
A pesquisa foi aplicada por representantes da ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e da OBORÉ entre 8 de fevereiro e 18 de março em salas de aula da PUC-SP, ECA-USP, Casper Líbero, São Judas Tadeu, Mackenzie e Metodista. O objetivo é subsidiar a construção do temário do novo módulo do Projeto Repórter do Futuro -  “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”, que será ministrado aos sábados, entre os meses de abril e maio, para quem quer ser jornalista de verdade.
 
As inscrições para o teste de seleção, marcado para o dia 9 de abril, às 13h30,  já estão abertas no site da OBORÉ (www.obore.com) e da ABRAJI (www.abraji.org.br).  São apenas 25 vagas, para que os participantes possam ter acompanhamento individual de todas as atividades envolvidas no curso: conferências de imprensa seguidas de entrevistas coletivas, operação ponto final, produção de matérias e empenho em publicar  ao menos uma delas, em qualquer veículo de comunicação que tenha um editor responsável.
 
O curso é pago e custa,  simbolicamente, um salário mínimo. Se o estudante comparecer a todas as aulas  e cumprir com todas as atividades propostas, recebe o cheque de volta: é a chamada Reembolsa, que mede o empenho de cada um em vencer os desafios do dia a dia de um repórter frente à sua pauta.
 
Pautas e Fontes qualificadas
 
A pesquisa  também buscou detectar quais são as personalidades que mais entendem dos problemas apontados pelos estudantes e os jornalistas que mais entendem de Brasil. Isso para revelar se os estudantes estão realmente atualizados quanto às fontes de informação para suas reportagens,  se têm hábitos de leitura diária de jornais, revistas, sites e livros, e se costumam ouvir rádio e assistir televisão.  Em tese, a coordenação do Projeto pretende conhecer  quem são as referências e os formadores de opinião que têm expressão junto aos jovens futuros jornalistas.
 
Na  opinião dos estudantes – com média de idade variando entre 19 e 23, cursando do 1º ao 4º ano nos períodos matutino e noturno – o quadro é o seguinte: 

Violência (26%): Caco Barcellos, Marcelo Rezende, Percival de Souza, José Luis Datena e Saulo de Castro Abreu

Trânsito / Transporte
(14%): Roberto Scaringella, Ulrich Hoffmann, José Serra e Fred Bussinger.                                   

Educação
(11,5%): Gilberto Dimenstein, Marilena Chauí e Gabriel Chalita

Saúde
(9,5%): Dráuzio Varela, José Serra, José Aristodemo Pinotti e Adib Jatene. 

Desemprego
(9%): Eduardo Nunes (presidente do IBGE), Luiz Marinho (Presidente da CUT) e Marta Suplicy

Agora, cada uma dessas personalidades será convidada a proferir palestra e conceder entrevista coletiva no módulo.
 
Receptividade nas escolas
 Segundo os coordenadores do Repórter do Futuro que visitaram as escolas - Sergio Gomes e Álvaro de Azevedo, representando a OBORÉ, e José Roberto Toledo, Cláudio Tognolli e Marcelo Soares, representando a ABRAJI, a receptividade dos professores foi fundamental para o sucesso da pesquisa. As visitas às classes foram agendadas com antecedência, dando a oportunidade aos professores de acompanhar a aplicação das fichas e as explicações sobre o Projeto. Cabe ressaltar o empenho e receptividade dos professores Wladyr Nader e José Salvador Faro ( PUC-SP), José Coelho Sobrinho (ECA), Wellington Andrade e Jefferson Del Rios (Cásper), Anderson Fazoli (São Judas Tadeu); Vanderlei Dias de Souza ( Mackenzie), Valdir Bofette, Júlio Veríssimo e Maria Aparecida Ferrari ( Metodista).

O sistema de inscrições on line do Projeto já confirmava centro e quarenta e nove registros de estudantes, até às 18h do dia 24 de março.  

OBORÉ e ABRAJI estão programando diversas atividades para o sábado, 9 de abril ( data do teste de seleção) visando ao entrosamento e à confraternização dos estudantes, professores, profissionais e demais interessados no projeto, independentemente de participarem ou não do curso.  Vale lembrar que neste dia também se comemora o Dia do Jornalista -  marco que, para muitos, será para a vida inteira.
 
Projeto Repórter do Futuro
Cursos de Complementação Universitária para estudantes de Jornalismo
 
Módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter
Aos sábados, nos meses de abril e maio de 2005
Inscrições até 8 de abril nos sites  www.obore.com e www.abraji.org.br
 
Teste de Seleção/encontro de confraternização: 9 de abril, 13h30h
Centro de Imprensa / Redação Escola da OBORÉ
Rua Rego Freitas, 454 – 8º andar – Vila Buarque, SP
Informações: 11. 3214.3766 ramal 212 com Álvaro de Azevedo
 
Promoção: ABRAJI e OBORÉ
Apoio: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
            Cursinho Inteligente
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online