Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Políticos marcam presença no Curso sobre Saúde Pública, na FSP/USP
Terlânia Bruno
  11/06/2001

O vereador Ricardo Montoro (PSDB) e seu Chefe de Gabinete, Francisco Buonafina, e o Chefe de Gabinete do vereador Carlos Néder (PT), Marcos Manfredini, estiveram no último sábado (9/6) na Faculdade de Saúde Pública da USP, onde se realiza o III Curso de Informação sobre Saúde Pública para Radiocomunicadores.

Eles foram dar conta pessoalmente da aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de São Paulo, no último dia 25 de maio, do Projeto de Lei 145/01 que dispõe sobre a exploração do Serviço de Radiodifusão Comunitária no Município de São Paulo. Em outras palavras, o PL propõe a transferência da regulamentação da atividade da esfera federal para a municipal.

O Projeto foi protocolado pelos dois vereadores em 27 de março. A aprovação do Projeto de Lei na CCJ, é um passo importante no sentido de trazer do Ministério das Comunicações para o município as decisões sobre o funcionamento das rádios comunitárias.

O assunto interessa de perto aos participantes do curso. Alguns deles tiveram suas rádios lacradas pela Polícia Federal, outros aguardam autorização do Ministério das Comunicações para entrar em funcionamento.

Capacitação em Saúde Pública - O III Curso de Informação sobre Saúde Pública para Radiocomunicadores é promovido pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Centro de Educação Permanente e OBORÉ. Com o apoio do Ministério da Saúde, o curso visa capacitar os participantes na área de Saúde Pública, através de palestras seguidas de entrevistas coletivas.

Além das informações sobre Saúde Pública, os alunos também têm orientação de como produzir as notícias. Para isso, a cada semana, foi programada a participação de um jornalista da grande imprensa.

Neste sábado, o curso contou com a participação do repórter do Estado de S. Paulo, José Maria Mayrink, do recém-eleito diretor da Faculdade de Saúde Pública, João Yunes, falando sobre os diversos departamentos da FSP e suas atribuições, e do Coordenador dos Institutos de Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde, José da Rocha Carvalheiro, explicando o funcionamento dos Institutos de Pesquisa do Estado.

Foi realizada ainda uma oficina de sensibilização em linguagem radiofônica que fez com que as atividades, que normalmente vão até as 13 horas, se estendessem até as 17 horas. Quem coordenou a oficina foi o jornalista, publicitário e professor, Ciro Pedroza.

Destinado a comunicadores de rádio, o curso é também aberto a jornalistas da grande imprensa, jornalistas que atuam em jornais de bairro, imprensa comunitária, sindical e estudantes de jornalismo.

Participam do curso 162 pessoas selecionadas entre 413 pré-inscritos. O objetivo da coordenação é que os alunos, através de suas rádios ou veículos de comunicação, possam desenvolver matérias sobre saúde, informativas e de caráter preventivo, e que também possam colaborar na reorganização do SUS/Programa Saúde da Família em São Paulo

O Curso de Informação sobre Saúde Pública é reconhecido pela Universidade de São Paulo e dá direito a certificado aos participantes que tenham 70% de presença nas aulas. As aulas são sempre aos sábados pela manhã, das 9h00 às 13h00, no Auditório Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP, Av. Dr. Arnaldo, 730, esquina com R. Teodoro Sampaio. O curso é inteiramente gratuito.

Maiores informações:
OBORÉ
Assessoria de Imprensa: tel (11) 214.3766; fax: (11) 214.3863;
e.mail: obore@obore.com
Faculdade de Saúde Pública da USP
Marcellus William Janes, Assessor de Imprensa: tel (11) 3081.5091;
e.mail: mwjanes@usp.br
Paulo Gallo, Prof. Doutor do Depto. Materno-Infantil, Coordenador do Curso
tel (11) 3066.7773/7702/7703;
e.mail: prgallo@usp.br
Centro de Educação Permanente - CEP
Arnaldo Siqueira, Prof. Titular de Saúde Materno-Infantil, Coordenador do CEP: tel (11) 3081.2451/3083.4117


 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online