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O Projeto Redigir surgiu em julho de 1999, a partir da iniciativa de um grupo de estudantes de jornalismo e de um ex-aluno da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). A idéia inicial era a de criar uma atividade que atendesse ao público externo da universidade, a exemplo de projetos que já existiam em outros cursos da USP, voltada para a preparação de estudantes da rede pública para o vestibular. Optou-se por um curso de redação porque assim a atividade de extensão se relacionaria, de alguma forma, com a produção jornalística.
Desde o começo os objetivos do curso são: desenvolver a capacidade de comunicação escrita, estimular a criatividade ao escrever e apresentar, discutir e exercitar os diferentes gêneros básicos de redação. Com o tempo, porém, o vestibular deixou de orientar o conteúdo do curso que passou a enfatizar o desenvolvimento da escrita como ferramenta de cidadania.
Prestes a completar nove anos de existência, o Projeto Redigir já formou mais de 2 mil alunos. Os estudantes ganham certificado se atenderem a no mínimo 75% do curso, que é semestral. São oferecidas aulas de gramática e redação uma vez por semana no campus do Butantã da USP ou em bairros pobres. Embora ainda atrelado ao curso de graduação em jornalismo, já teve professores dos cursos de letras, artes plásticas, editoração, publicidade e propaganda e da pós-graduação.
O financiamento do Projeto Redigir ficou a cargo da USP por seis anos e hoje ele sobrevive por meio de parcerias. O curso é completamente gratuito para os estudantes, os professores são voluntários e o único custo de manutenção são as cópias do material didático.
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