Sábado, 22 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Abertas as inscrições para o novo módulo 
do Projeto Repórter do Futuro
 

Promovido pelo CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, OBORÉ e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, o V Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado está com inscrições abertas até o meio-dia do dia 22 de setembro, sexta-feira.  O curso é dedicado exclusivamente a estudantes de jornalismo.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e comparecer ao Encontro de Confraternização e Seleção a ser realizado no dia 23 de setembro, sábado, às 10 horas, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo - Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, Vila Buarque, Capital, São Paulo.

Os encontros deste módulo do Repórter do Futuro acontecerão aos sábados, nos dias 30 de setembro; 7, 14, 21 e 28 de outubro, no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ - Rua Rego Freitas, 454 – 8° andar e contarão com a participação dos seguintes palestrantes:

30 de setembro
João Paulo Charleaux
, porta-voz do CICV, sobre o trabalho da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em situações de conflito armado.
 
7 de outubro
Coronel Luiz Felipe Kraemer Carbonell
, chefe de planejamento do Centro de Comunicação Social do Exército, sobre a relação das forças armadas com a imprensa durante as operações no Haiti.

14 de outubro
Coronel Raugeston Benedito Bizarria Dias, diretor de ensino da Polícia Militar de São Paulo, sobre as normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo.

21 de outubro
Cláudia Moisés,
especialista em Direito Internacional Público e professora da Universidade de São Paulo, sobre o Direito Internacional Humanitário e, mais precisamente, sobre a relação destas normas com os jornalistas que cobrem conflitos armados.

28 de outubro
Marcelo Beraba
, presidente da ABRAJI e ombudsman da Folha de S. Paulo, e Ricardo Galhardo, correspondente de O Globo no sul Líbano, discutem a cobertura da imprensa brasileira sobre os conflitos armados e outras situações de violência.


São apenas 20 vagas para o módulo. Os alunos selecionados investem o valor de 1 salário mínimo (R$350,00) na inscrição, em cheque, pós-datado para o dia 25 de novembro. O cheque será devolvido (Reembolsa) dia 25 de novembro ao participante que comparecer aos 5 encontros previstos, produzir uma matéria sobre cada encontro e publicar aos menos uma delas em qualquer veículo jornalístico (que tenha um editor responsável), até às 12h de sexta-feira, 24 de novembro de 2006.

Os estudantes interessados nos temas discutidos durante o curso podem consultar desde já o endereço www.cicr.org que traz notícias, áudios, vídeos, mapas e outras informações sobre a ação humanitária do CICV em quase 80 países. 


PROJETO REPÓRTER DO FUTURO

V Curso de Informação sobre Jornalismo
em Situações de Conflito Armado


Realização: CICV -  OBORÉ -  ABRAJI

Apoio: Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP; Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Filosofia da  PUC-SP; Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo; Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero; Curso de Comunicação Social da  Universidade Cidade de São Paulo - UNICID; Centro de Ciências da Comunicação e Arte da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS; Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM; ABI - Associação Brasileira de Imprensa / Representação em São Paulo; Cátedra UNESCO/Umesp de Comunicação Para o Desenvolvimento Regional; Comissão Qualidade de Ensino do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Sindicato dos Professores de São Paulo - SINPRO - SP; TV USP; Rádio USP; Canal Comunitário de São Paulo; Canal Universitário de São Paulo; TV Assembléia Legislativa de São Paulo; Jornal dos Trabalhadores / Rede CUT de Rádio; Aramá Comunicações Videojornalismo; Colibri e Associados; RV-Oficina de Comunicação; Agência Brasil / Radiobrás; Centro Acadêmico Lupe Cotrim - ECA/USP; Centro Acadêmico Benevides Paixão - PUC-SP; Centro Acadêmico Vladimir Herzog - Cásper Líbero.


30 de setembro a 28 de outubro de 2006

Critérios para Reembolsa

1°) Comparecer aos 5 (cinco) encontros (calendário abaixo), no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ, Rua Rego Freitas, 454, 8° andar – Vila Buarque - telefone: (11) 3214-3766.

2°) Produzir uma matéria jornalística sobre cada Palestra/Entrevista Coletiva e enviá-la, até às 20 horas da segunda-feira seguinte, para o e-mail: reporterdofuturo@obore.com com cópia de segurança para obore@obore.com .

3°) Publicar ao menos uma matéria sobre as atividades do módulo, em qualquer veículo jornalístico (que tenha um editor responsável), até às 12h da sexta-feira, 24 de novembro de 2006.


Para que se possam garantir todos os critérios pactuados, por ambas as partes, é importante observar o seguinte:

  • Assinar a lista de presença em cada aula.
  • Enviar as matérias nos prazos indicados no cronograma abaixo para o e-mail reporterdofuturo@obore.com com cópia de segurança para obore@obore.com. Todas as mensagens serão respondidas com um aviso de recebimento. Não apague essa mensagem pois ela será o comprovante de entrega.
  • Entregar cópia física da(s) matéria(s) publicada(s) até às 12h, do dia 24 de novembro, sexta-feira, na Secretaria do Curso.
 Palestrantes  Datas  Horário  Entrega da matéria
 João Paulo Charleaux, porta-voz do CICV, sobre o trabalho da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em situações de conflito armado.

 30/9

 9h às 12h

 3/10

 ***Coronel Luiz Felipe Kraemer Carbonell, chefe de planejamento do Centro de Comunicação Social do Exército, sobre a relação das forças armadas com a imprensa durante as operações no Haiti.

 7/10

 9h às 12h

 10/10

Coronel Raugeston Benedito Bizarria Dias, diretor de ensino da Polícia Militar de São Paulo, sobre as normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo.

 14/10

 9h às 12h

 17/10

Cláudia Moisés, especialista em Direito Internacional Público e professora da Universidade de São Paulo, sobre o Direito Internacional Humanitário e, mais precisamente, sobre a relação destas normas com os jornalistas que cobrem conflitos armados.

 21/10

 9h às 12h

 24/10

Marcelo Beraba, presidente da ABRAJI e ombudsman da Folha de S. Paulo, e Ricardo Galhardo, correspondente de O Globo no sul Líbano, discutem a cobertura da imprensa brasileira sobre os conflitos armados e outras situações de violência.

 28/10

 9h às 12h

 31/10

Avaliação do módulo, entrega dos certificados e da Reembolsa

 25/11

 10h

 -

  *** Aula no Comando de Operações Terrestres.

Agenda de compromissos em São Paulo


De 11 a 15 de setembro, o assessor de comunicação do CICV, João Paulo Charleaux, em conjunto com a equipe de coordenação do módulo, mantiveram encontros, em São Paulo, com estudantes, professores e jornalistas, como parte das atividades preparatórias do V Curso de Informação Sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado.
 

11 de setembro, segunda-feira

10h - Visita ao Centro Acadêmico Lupe Cotrim e Espaço Fluxus/Canil da ECA-USP
11h - Palestra e entrevista coletiva no Laboratório de Rádio do Departamento de Jornalismo e Editoração
12h30 - Encontro com o professor José Coelho Sobrinho, diretor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP
13h - Almoço com os editores da TV USP, Rádio USP e Jornal da USP
15h - Participação no programa Olhar da USP, sobre o tema "Direito Internacional Humanitário"
18h - Palestra e entrevista coletiva no Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP
 

12 de setembro, terça-feira

13h - Almoço com a diretoria da ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
18h - Entrevista na TV PUC - SP
19h30 - Palestra aos estudantes de Jornalismo da PUC - SP
 

13 de setembro, quarta-feira

10h - Entrevista ao Canal Comunitário de São Paulo
12h - Encontro com o Conselho da ABI - Associação Brasileira de Imprensa/Representação em São Paulo
16h - Encontro com a coordenação do Curso de Jornalismo da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)
19h - Palestra e entrevista coletiva aos estudantes da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)
20h30 - Encontro com a coordenação das Faculdades Paulus de Comunicação (FAPCOM)
21h30 - Palestra e entrevista coletiva com os estudantes da FAPCOM
 

14 de setembro, quinta-feira

09h30 - Palestra e entrevista coletiva na Universidade Mackenzie
19h00 - Palestra e entrevista coletiva na Cásper Líbero
 

15 de setembro, sexta-feira

09h30 - Palestra e entrevista coletiva com os estudantes de jornalismo da Universidade Metodista
13h - Almoço com o diretor da TV Assembléia Legislativa de São Paulo, Florestan Fernandes Júnior
16h - Palestra e entrevista coletiva com os estudantes de jornalismo da Universidade Metodista 

 

 

 
 
 » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online