Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  6ª Mesa de Trabalho sobre Rádios Comunitárias acontece na segunda-feira, 15/01

  10/01/2007

Nesta segunda-feira, 15/01, ocorrerá a 6° Mesa de Trabalho em Defesa das Rádios Comunitárias e da Democracia na Comunicação. O encotro acontecerá a partir das 10 da manhã, no Auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa (Av. Pedro Álvares Cabral, 201) e é aberto ao público. 

Trata-se de um desdobramento da 5ª Mesa de Trabalho, realizada em 8/12/2006, quando foi assinado um Compromisso de Honra por mais de quarenta entidades que apóiam a causa. As adesões estão abertas até o dia 21 de janeiro de 2007 pelo email sergio@obore.com com cópia para cristina@obore.com e vanessa@obore.com.

Balanço - Depois de cinco Mesas de Trabalho que materializaram o esforço conjunto de diversas instituições, entidades, rádios comunitárias, poder legislativo local e executivo federal para discutir o serviço de radiodifusão comunitária no município de São Paulo, o aviso de habilitação foi finalmente publicado no último dia 7, no Diário Oficial da União. Para atender ao aviso, as entidades interessadas em ter uma rádio comunitária deverão enviar a documentação necessária para o Ministério até o próximo dia 21 de janeiro.

Apesar dos avanços até aqui alcançados, algumas dificuldades têm se mostrado evidentes, uma vez que o Aviso foi publicado em um período de férias escolares, festas natalinas e recesso parlamentar. Assim, várias entidades que, provavelmente, demonstrariam interesse em ter uma rádio comunitária, até o momento, não se manifestaram, pois nem, sequer, tomaram conhecimento do chamamento.

De outra parte, se na área jurídica os interessados vêm conseguindo o apoio da Defensoria Pública do Estado, do Escritório Modelo da PUC-SP e da Associação dos Cartórios (ANOREG ), o mesmo não se pode dizer com relação à área técnica. Nesse campo, é premente a necessidade de definir com precisão as coordenadas geográficas, prever cientificamente as áreas de abrangência de cada emissora e construir na prática o Plano Diretor de Radiodifusão Comunitária na Capital.

Para que possamos enfrentar essas dificuldades, é necessário um maior envolvimento de órgãos públicos e entidades da sociedade civil, como, por exemplo, da Escola Politécnica da USP, do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) e da Secretaria Municipal de Planejamento, bem como uma dilatação do prazo dado pelo Ministério.

Onde procurar suporte jurídico:

Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns: O Escritório funciona de 2ª a 6ªfeira, das 9h às 18h. O horário para atendimento ao público vai das 13h30 às 17h. Os interessados podem falar com Mara, Cláudia, Júlia ou Renata. É necessário agendar um horário de atendimento por telefone. Endereço: Rua João Ramalho, 295. Telefones: (11) 3872-6992 ou 3873-3200.

Defensoria Pública: Horário de funcionamento: de 2ª a 6ªfeira, das 10h às 18h. É necessário ligar para agendar um horário de atendimento. Os interessados podem falar com Renata Flores Tibyriçá ou Bruno Lupion. Telefone: (11) 3104-7152. Endereço: Av. Liberdade, 32 – 1º andar (Próximo à Estação Sé do Metrô)

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online