Segunda-feira, 23 de Maio de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Anunciados os 20 selecionados para 12º “Jornalismo em Situações de Conflito Armado”
Texto: João Paulo Brito | Fotos: Nivaldo Silva
  06/09/2013



A Banca Examinadora do 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, composta por representantes do CICV – Comitê Internacional da Cruz Vermelha, ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, OBORÉ e Coordenação Pedagógica, anuncia o nome dos 20 estudantes selecionados para o módulo do Projeto Repórter do Futuro, que se realiza nos meses de setembro e outubro no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ.

Foram 116 candidatos que participaram do teste de seleção realizado sábado, 31 de agosto, no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas. Na ocasião, Felipe Donoso, chefe da Delegação Regional do CICV, ministrou palestra sobre Direito Internacional Humanitário (DIH) e a atuação do Comitê em mais 80 países.

Dez faculdades estão representadas nesta seleção: Cásper Líbero; ECA/USP; IRI/USP; PUC-SP; Anhembi-Morumbi; Metodista; Mackenzie; São Judas; Positivo (Curitiba); Veiga de Almeida (São João do Meriti).

A maior parte dos selecionados que participarão da 12ª edição do módulo é da capital paulista (75%), os demais vêm de Jundiaí, Diadema, São Bernardo do Campo, São João do Meriti (RJ) e Curitiba (PR).

Apenas três dos estudantes, graduandos em Relações Internacionais, não cursam Jornalismo. A maior parte são mulheres (70%) e apenas um terço tem mais de 22 anos.

Confira a lista dos selecionados:

Ana Carolina Neira - Cásper Líbero

Barbara Cyrillo Blum - Cásper Líbero

Bruna Ferreira de Souza - Mackenzie

Deborah Caroline Rezaghi Tomaz - Cásper Líbero

Fernanda C. R. Balbino Ferreira - IRI/USP

Gemma Patrizia Macellaro - Anhembi Morumbi

Guilherme Almeida Santos - PUC-SP

João Fernando Finazzi - PUC-SP

Jonas Kulakauskas Sá Freitas - IRI/USP

Leonardo Tavares Ali - Veiga de Almeida

Lis Claudia Ferreira - Positivo

Mariane Roccelo Bonvicini - ECA/USP

Mateus Marcel Netzel - ECA/USP

Milena Buarque Lopes Bandeira - Mackenzie

Natacha Kawanishi Mazzaro - PUC-SP

Natália Miguel Blanco - Metodista

Pricilla Kesley Honorato - ECA/USP

Renan Cavalcante Eugenio - São Judas Tadeu

Sara Abdo Rezende - PUC-SP

Thaisa Moura Barcelo - Mackenzie

Observadores

Além dos estudantes, 18 profissionais, já diplomados, participaram do teste de seleção para serem candidatos a observadores - acompanham os encontros, mas não interagem nas conferências e coletivas de imprensa. Nesta edição do módulo, apenas uma vaga para esta categoria foi aberta. A selecionada foi:

Julia Ribeiro Simões Cavalcanti Thomaz

Início

Dia 14, às 9h, o curso se inicia com palestra e coletiva de imprensa de Tarciso Dal Maso Jardim, assessor legislativo do Senado Federal e consultor jurídico do CICV de 1999 a 2003, que abordará o direito aplicável nos conflitos armados.

As aulas acontecerão aos sábados, das 8h30 às 13 horas, no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ (rua Rego Freitas, 454, 8º andar – Vila Buarque), nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 5 e 19 de outubro. Os estudantes receberão certificados que poderão ser computados pelas faculdades como horas de atividades complementares.

Leia também:

Encontro de Seleção para o 12º "Jornalismo em Conflito Armado" lota Sindicato dos Jornalistas


Sobre o curso

O 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pelo CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Conta com o apoio/patrocínio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Memorial da América Latina, Câmara Municipal de São Paulo, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, Fora do Eixo/#posTV, KBR TEC Soluções Online e Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online